Artes/cultura
18/05/2018 às 14:03•2 min de leitura
A Primeira Guerra Mundial eclodiu em 1914 — formalmente, no dia 28 de julho, quando o Arquiduque Franz Ferdinand, herdeiro do Império Austro-Húngaro, e sua esposa, Sophie, foram assassinados em Sarajevo, na Sérvia. A declaração de guerra entre austro-húngaros e sérvios gerou um efeito dominó na Europa que culminou com a entrada de países no conflito e com a formação do grupo dos aliados, liderado pela Grã-Bretanha, França e Rússia, e da coalizão, composta principalmente pelo Império Austro-Húngaro, Alemanha e Império Otomano.
Mas os EUA não queriam saber de entrar nessa briga, não, uma vez que ela envolvia uma maioria de nações europeias e estava acontecendo bem longe de casa. Só que foi difícil... Primeiro, os alemães acabaram afundando o navio de passageiros britânico RMS Lusitania em 1915, e havia 128 cidadãos norte-americanos a bordo que acabaram perecendo, o que acabou gerando uma baita tensão entre os EUA e a Alemanha.
Depois, os EUA interceptaram uma mensagem enviada pelos alemães (eles de novo) aos mexicanos — para convidá-los a se unir ao clube e lutar contra os norte-americanos. Em troca, a Alemanha prometeu financiar o México e ajudar o país a recuperar os territórios do Arizona, Novo México e Texas. Aí não teve jeito! Os Estados Unidos só foram se unir mesmo à guerra em 1917, durante o último ano do conflito, e não foi fácil convencer a população da necessidade de participar dele.
(Rare Historical Photos)
Uma das estratégias, segundo o pessoal do site Rare Historical Photos, foi criar campanhas baseadas em mensagens focadas em instigar o público a aprovar a entrada dos EUA na Primeira Guerra Mundial. Para isso, foi criada uma comissão governamental que desenvolveu uma série de pôsteres e outros materiais de propaganda que transmitiam a ideia de que era dever do povo norte-americano salvar a Europa da Alemanha e demais forças inimigas.
Os pôsteres — alguns deles criados inclusive em outros idiomas além do inglês — foram, então, largamente distribuídos em todo o país e, a seguir, você pode conferir alguns desses cartazes:
(Rare Historical Photos)
(Rare Historical Photos)
(Rare Historical Photos)
(Rare Historical Photos)
(Rare Historical Photos)
(Rare Historical Photos)
(Rare Historical Photos)
(Rare Historical Photos)
(Rare Historical Photos)
(Rare Historical Photos)
***
Sabia que fãs de filmes e séries agora estão no Clube Minha Série? Neste espaço, você também pode escrever e encontrar outros especialistas sobre seus programas favoritos! Acesse aqui e participe.