Ciência
22/05/2013 às 09:01•1 min de leitura
Este não era o primeiro salto de paraquedas da vida de Matthew Gough, que já tinha experimentado a sensação de queda livre outras 180 vezes. O que viria a tornar esse salto diferente de todos os outros, porém, era um defeito no equipamento, que teimou em não abrir quando Gough já havia pulado.
O pesadelo de uma queda livre a 18 metros por segundo em um penhasco de 305 metros de altura na Itália foi filmado por uma câmera que estava presa ao capacete de Gough. Por incrível que pareça e mesmo tendo atingido várias rochas antes de chegar ao chão, ele sofreu apenas alguns arranhões nos joelhos e tornozelos.
A modalidade de salto praticada pelo rapaz de 25 anos é a base jumping, que usa lugares não tão altos como ponto de partida. Nesse caso, o paraquedas usado pelos praticantes é menor do que o indicado para saltos de alturas maiores.
Depois de passar por um breve período no hospital, Gough voltou para casa e explicou que o problema aconteceu porque as cordas do paraquedas se enrolaram, impossibilitando a abertura do material. Assista ao vídeo abaixo e confira os momentos de pura sorte e agonia vividos por esse aventureiro: