Estilo de vida
30/10/2017 às 07:53•2 min de leitura
Quando você pensa em um cheeseburguer clássico, qual é a ordem de alimento que vem na sua cabeça? O tradicional é, de cima para baixo, a seguinte organização: pão, salada, queijo, carne e pão. Só que diferentes receitas e interpretações podem acontecer — e isso gera um debate muito mais acalorado do que você imagina.
Tudo começou no último sábado (28), com o escritor Thomas Baekdal notando no Twitter que o emoji da Google para o cheeseburguer (que na verdade se chama "hamburguer emoji", de acordo com a Emojipedia) é simplesmente bizarro. O designer preferiu colocar o queijo por baixo — o que é um sacrilégio para muitos amantes dessa iguaria, já que impede que ele derreta direito e ainda deixa o pão inferior extremamente molhado com gordura.
I think we need to have a discussion about how Google's burger emoji is placing the cheese underneath the burger, while Apple puts it on top pic.twitter.com/PgXmCkY3Yc
— Thomas Baekdal (@baekdal) 28 de outubro de 2017
A postagem incendiou um debate e uma análise de todas as outras representações de hambúrguer nos emojis de empresas e serviços. A Apple, por exemplo, também traz uma variação — a folha de alface vai no fim, justamente para segurar os líquidos e deixar o pão de baixo macio e seco. Cadeias de fast-food dos EUA, como a In-N-Out, fazem o mesmo procedimento.
Até mesmo o CEO da Google, Sundai Pichai, entrou na brincadeira. De forma bem-humorada, ele afirmou: "Nós vamos largar tudo o que estamos fazendo e dar atenção para isso na segunda-feira, mas só se vocês concordarem na forma correta de fazer isso!".
Will drop everything else we are doing and address on Monday:) if folks can agree on the correct way to do this! https://t.co/dXRuZnX1Ag
— Sundar Pichai (@sundarpichai) 29 de outubro de 2017
Desde 2015, cada empresa e serviço escolhe como vai representar o seu sanduíche. Confira mais algumas representações — e julgue a forma mais correta de acordo com o seu gosto.
O da Microsoft é o formato clássico e conservador, sem grandes alterações e com um queijo levemente derretido no meio.
Já a Samsung também traz um design esquisito. Ela separa o tomate da folha de alface pelo queijo, uma ordem nada comum.
O cheeseburguer da LG não inclui tomates, ou eles ficaram escondidos pelo resto da salada. O pão de cima também parece ser bem desproporcional.
A HTC tem um formato simétrico e caricatural para o hambúrguer, com duas fatias e também sem tomate.
O WhatsApp traz mais molhos do que o normal e coloca a salada por último, sem gergelim ou algum outro grão no topo. De ponta-cabeça, ele seria o modelo "polêmico" da Google.
A rede social Facebook e o chat Messenger possuem desenhos bem diferentes, apesar de serem do mesmo serviço. A ordem dos alimentos é a mesma.
E parece que a Google não é polêmica só na representação do cheeseburguer: de forma igualmente bizarra, no emoji de cerveja, a caneca está pela metade e ainda cheia de espuma.
Hmmmm, Google, this is not how beer works pic.twitter.com/rLsmThcLKM
— Thomas Fuchs (@thomasfuchs) 29 de outubro de 2017
Será que Sundar Pichai vai mesmo ordenar a alteração do emoji nos serviços da empresa? E para você, qual é a representação mais correta desse alimento? Deixe a sua opinião nos comentários.