Artes/cultura
06/08/2013 às 10:38•1 min de leitura
Não é segredo para ninguém que a NASA está de olhos bem abertos vigiando o espaço à caça de asteroides cujas órbitas potencialmente ofereçam risco de colisão com o nosso planeta. Tanto é assim que a agência espacial inclusive lançou um desafio público, pedindo que membros da comunidade, parceiros internacionais, associações e centros de pesquisa se unam à sua causa e apontem seus telescópios aos céus.
De acordo com o site POPSCI, a NASA já identificou 1.397 desses astros — você pode conferir a lista completa desses danadinhos através deste link —, e agora decidiu divulgar uma espécie de mapa que traça as trajetórias de todos eles. Para criar a imagem, a agência norte-americana considerou objetos com mais do que 105 metros de diâmetro e cujas órbitas passam a menos de 7,4 milhões de quilômetros de distância de nós.
O resultado? Além de produzir a belíssima imagem que abre esta notícia, não podemos negar que o panorama parece preocupante, não é mesmo? Mas, mesmo com tantos objetos passando — ao que parece — de raspão pela Terra, a NASA assegura que nenhum dos asteroides mapeados oferece risco de choque, pelo menos durante os próximos 100 anos.