Estilo de vida
24/01/2013 às 11:50•2 min de leitura
(Fonte da imagem: Reprodução/Wikipédia )
A humanidade já presenciou inúmeras explosões gigantescas, e parece que nunca nos cansamos de vê-las mais uma vez. O pessoal do site Gizmodo reuniu em um artigo uma série com as mais dramáticas, devastadoras e incríveis explosões de todos os tempos, e nós selecionamos as mais impressionantes para você conferir:
(Fonte da imagem: Reprodução/Gizmodo)
A explosão da imagem acima ocorreu em 1917 e destruiu a cidade de Halifax, no Canadá. Ela foi provocada pela detonação de um navio carregado com explosivos militares, e entrou para a história por ter sido a maior explosão provocada pelo homem até a detonação da primeira bomba nuclear. A explosão gerou uma força equivalente a 2,9 quilotons de TNT, resultando em aproximadamente duas mil mortes e quase 10 mil feridos.
(Fonte da imagem: Reprodução/Wikipédia )
Em 16 de julho de 1945, exatamente às 05h29 da manhã, ocorreu o primeiro teste nuclear da história, batizado de “Experiência Trinity”. A bomba foi detonada pelos Estados Unidos perto da cidade de Alamogordo, no Novo México, e a explosão gerou uma força equivalente a 20 quilotons de TNT.
(Fonte da imagem: Reprodução/Wikipédia )
Os EUA não pararam com os testes nucleares depois da Experiência Trinity, é claro. Em março de 1954, eles explodiram a Castle Bravo, uma das maiores bombas termonucleares já produzidas. A explosão gerou nada menos do que 15 megatons e foi o maior dispositivo nuclear já detonado pelos norte-americanos.
(Fonte da imagem: Reprodução/Wikipédia )
Mais um teste realizado pelos EUA, o “Minor Scale” ocorreu em junho de 1985 para simular a explosão de uma bomba nuclear através da detonação de 4,8 quilotons de ANFO, uma mistura de nitrato de amônio e hidrocarbonetos líquidos, como a querosene ou o óleo diesel. Esta foi a maior explosão não nuclear planejada da história.
(Fonte da imagem: Reprodução/Wikipédia )
É claro que íamos deixar a maior explosão da história por último! A Tsar Bomba — de fabricação russa — foi detonada durante um teste nuclear em outubro de 1961, e contava com um poder de 57 megatons. Para que você tenha uma ideia da potência da Tsar, a explosão pode ser vista a uma distância de 160 quilômetros e a nuvem de cogumelo chegou a mais de 56 quilômetros de altura.
Além disso, a explosão da Tsar Bomba foi equivalente à 1.400 vezes as explosões de Hiroshima e Nagasaki juntas, e dez vezes à de todos os explosivos detonados durante a Segunda Guerra Mundial inteira. E sabe o que é mais incrível? A Tsar Bomba detonada durante os testes possuía apenas metade do poder da versão original!
O dispositivo original criado pelos russos — a maior bomba da história da humanidade — contava com uma potência de 100 megatons, mas foi modificado para os testes com o objetivo de minimizar a escala da destruição. Devido ao seu enorme tamanho, a Tsar não era uma bomba muito prática para ser usada em caso de guerra, e acabou sendo desativada. Até onde se sabe, não existe nenhuma outra bomba no mundo com um poder semelhante.