Estilo de vida
24/12/2020 às 06:00•2 min de leitura
Você já parou para pensar em quanto tempo o Papai Noel demoraria em entregar todos os presentes em uma única noite, se isso realmente fosse possível? De acordo com o professor de engenharia mecânica e aeroespacial Larry Silverberg da Universidade Estadual da Carolina do Norte, aproximadamente seis meses natalinos!
Segundo o site POPSCI, Silverberg apresentou essa complicada — e importante — questão aos seus alunos, que estabeleceram alguns números para poder solucionar o problema. Vamos aos cálculos, então: parte-se do pressuposto que o Papai Noel precisa entregar presentes para cerca de 200 milhões de crianças, que vivem em casas distribuídas em uma área de aproximadamente 518 milhões de quilômetros quadrados.
(Fonte da imagem: Thinkstock)
Considerando que cada casa conta com uma média de 2,67 crianças, isso significa que o velhinho precisará visitar cerca de 75 milhões de residências. A distância média entre cada domicílio é de 2,6 quilômetros, assim, Noel terá que percorrer mais de 196 milhões de quilômetros em 24 horas. Porém, para que isso fosse possível, o trenó teria que viajar a uma velocidade média de 8.180.297 quilômetros por hora!
(Fonte da imagem: Thinkstock)
Mas pense na situação: não é muito seguro que um velhinho gorducho viaje a uma velocidade dessas, ainda mais levando algumas renas e elfos de carona, não é mesmo? Portanto, os alunos de Silverberg propuseram um cenário um pouco mais realista, baseado na Teoria da Relatividade.
Os estudantes sugeriram que o Papai Noel tirasse proveito da Teoria da Relatividade e esticasse o tempo como se fosse um elástico. Dessa forma, o bom velhinho teria meses para entregar todos os brinquedos, enquanto que para nós, teriam se passado apenas alguns minutos.
Agora, se o velhinho decidisse desenvolver um sistema de entregas baseado na Teoria da Relatividade, usando 750 trenós em vez de apenas um, o trabalho poderia ser concluído em apenas 24 horas natalinas — equivalentes a 5 minutos terrestres — e a uma velocidade muito mais segura para a gangue do Noel, ou seja, a apenas 130 quilômetros por hora. Nada que um par de jatos acoplados nas laterais dos trenós não resolvam!