Como acontece a chuva de sapos?

12/09/2018 às 02:001 min de leitura

Embora muita gente associe as chuvas de sapos a eventos de origem divina – afinal, uma das passagens mais famosas da Bíblia, a que trata das Pragas do Egito, inclui a invasão de rãs –, a verdade é que esse fenômeno não tem nada de sobrenatural. Aliás, apesar de serem ligeiramente assustadoras, sabia que essas curiosas chuvas podem acontecer a qualquer momento?

O fenômeno ocorre com uma simples soma de fatores: ventos fortes e animais leves. Ou seja, em uma tromba-d`água – quando um redemoinho encontra a água –, é possível que sapos também sejam levados pelos ares.

O processo todo ocorre da seguinte maneira: um pequeno tornado se forma sobre a água, gerando a chamada tromba-d`água, que é formada por um sistema de alta pressão que precede grandes temporais.

Assim como em ciclones que se formam em terra, aqui, o centro dele é um túnel de baixa pressão, que fica dentro de um cone de alta pressão. É desta forma, que o ciclone consegue sugar objetos em seu caminho.

Fonte da imagem: Reprodução/BBC

Enquanto em terra os tufões pegam carros e vacas, na água são os sapos e rãs que acabam sugados pelo vortex, que continua levando os animais em seu trajeto. A chuva de sapos acontece exatamente quando o temporal atinge a terra. Com a mudança de terreno, a tromba-d`água perde sua força e, consequentemente, a pressão também diminui, liberando os objetos que estavam dentro dela, incluindo sapos.

A quantidade de sapos depende muito do tipo de tempestade e, principalmente, do local em que ela teve seu inicio. Existem registros de “chuvas de sapo” com milhares de animais, no entanto, é comum também observar “chuvas” de aranhas, pássaros e, principalmente, peixes.

*Publicado originalmente em 09/02/2013.

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: