Artes/cultura
21/07/2016 às 03:44•3 min de leitura
As férias escolares costumam provocar um sentimento duplo nos pais: a alegria de passar mais tempo com os filhos e o desespero de não saber exatamente o que fazer durante o período. Para os pequenos, é época de se divertir, não importa de qual forma, e as mamães e os papais podem aproveitar para proporcionar ótimas memórias para seus filhos.
O recesso do meio do ano é um período mais curto, em torno de 15 a 30 dias longe das salas de aula, dependendo do colégio em que a criança estuda. No entanto, é tempo suficiente para que os pais ofereçam uma programação que vai muito além da diversão: conhecimento, habilidades e valores podem fazer parte das férias (e da vida) do seu pequeno. Pensando nisso, a Alô Bebê preparou 15 atividades que podem ser feitas com os pequenos nas férias.
É o mais tradicional dos programas de férias e o favorito das famílias. O mais importante durante esses momentos é que os pais mostrem às crianças ensinamentos diversos que permeiam uma viagem, como gastos, pontualidade, geografia e muitos outros.
Se os pais não terão disponibilidade para viajar com o filho, uma experiência que ensinará muito sobre independência e responsabilidade é levá-lo para um acampamento.
Aproveitar a oportunidade para mostrar às crianças um pouco sobre como era o mundo antigamente e como o transformamos será bem educativo, além de barato, já que muitos museus possuem entrada livre durante alguns dias da semana.
Se o pequeno ainda não aproveita todas as facilidades que o clube de campo do qual a família é sócia oferece, é o momento ideal para passar as manhãs nadando na piscina ou as tardes jogando futebol.
Deixe a criança ser o mestre-cuca do dia e convide-a para preparar uma refeição deliciosa e nutritiva para toda a família. Durante o preparo, dá para ir conversando sobre a importância da alimentação equilibrada, sobre as comidinhas favoritas, sobre as tradicionais receitas da vovó...
Além dos brinquedos, os parques contam com áreas verdes ideais para um piquenique! Depois da diversão e da comida, você pode ensinar o seu filho sobre a importância desse espaço público e incentivá-lo a recolher o lixo do local.
As viagens de no máximo um final de semana podem ser oportunidades para que a criança conheça as cidades próximas de onde vive e aprenda as diferenças entre cada cultura.
As telonas também têm muito o que ensinar! Nesse período, os cinemas costumam lançar filmes para atrair o público infantil e então é só escolher um bom título para assistir com os pequenos. Não esqueçam de compartilhar as impressões logo depois que a sessão acabar.
Os pais podem levar os pequenos para conhecer ou visitar parentes, que podem contar um pouco sobre a história da família e a importância da união familiar. Se houver outras crianças no local, ele vai se divertir ainda mais.
Essa é um espaço que deveria ser mais frequentado pela família, pois além de apresentar uma representação artística para o seu filho, as peças de teatro discutem assuntos de relevância para a construção do caráter.
Além de benéficos para a saúde, a criança pode aprender um pouco sobre o trabalho em equipe e descobrir o sabor da vitória e da derrota. Futebol, vôlei e tênis de mesa são práticas que não exigem muito treino, mas podem despertar o atleta que vive em seu filho.
Aproveite o tempo ocioso para mostrar às crianças a origem dos alimentos, fazendo-as tomar gosto pelas escolhas naturais e saudáveis. Além disso, os pequenos aprendem a serem cuidadosos e pacientes com o crescimento de um legume, uma verdura ou um vegetal.
Que tal convidar os amiguinhos da escola para uma tarde divertida na sua casa? Prepare atividades que incitem a criatividade, como oficinas de massinha ou de origami, e sirva um lanchinho caprichado para todos.
Eles também ajudam a formar o espírito esportivo, mas também são excelentes para aperfeiçoar o raciocínio lógico e as habilidades das crianças. É uma atividade para a família inteira!
É a oportunidade ideal para que os seus filhos descubram o quanto são privilegiados e o quanto podem fazer a diferença pelas pessoas que precisam. Eles podem visitar um asilo, contar histórias para quem não sabe ler ou ajudar a preparar uma refeição.
Além do aprendizado que as férias podem trazer, o recesso também faz bem para a saúde das crianças. Livres das pressões que a rotina escolar impõe, elas ficam menos estressadas, melhoram a qualidade do sono e apresentam aumento da imunidade. Os pequenos também ficam menos ansiosos e inseguros e conseguem finalmente direcionar o foco para uma atividade prazerosa. Com as pausas, os benefícios se perduram durante todo o período letivo, ajudando a garantir um bom desempenho no colégio.
Se você ainda não começou a planejar as férias do mês de julho, dê uma olhada na programação da sua cidade e arredores. Sua família vai se surpreender com essas e outras possibilidades para curtir enquanto vão construindo memórias junto com as pessoas que ama que vão durar a vida toda. Antes que seu filho perceba, as aulas vão recomeçar e terminar outra vez, pedindo por mais uma pausa cheia de animação!
Via assessoria