Ciência
14/12/2016 às 14:37•3 min de leitura
Essa imagem foi a melhor do ano, pela National Geographic, e foi feita durante a migração das sardinhas em sua passagem pela costa da África do Sul. É possível ver os golfinhos aplicando sua tática de caça de separar os cardumes e também os atobás-do-cabo mergulhando para fazer a sua refeição.
Um tornado de categoria EF2 foi registrado se aproximando de uma casa na cidade de Wray, no Colorado (EUA). Felizmente, ninguém se feriu durante sua passagem.
Em 1921, existiam apenas 31 pares da garça-branca-grande na Hungria. Ameaçada de extinção, a ave passou por um forte esquema de proteção e hoje já conta com mais de 3 mil pares prontos para o acasalamento.
A imagem, feita na Austrália, mostra duas tartarugas-verdes comendo uma água-viva. Os tentáculos da presa já foram devorados pelos animais cascudos.
***
A foto deste urso polar morto foi feita em Svalbard, um território norueguês localizado bem ao norte do planeta. Não se sabe exatamente se o animal morreu de fome ou velhice, mas dadas as condições do terreno (sem gelo) e dos dentes (saudáveis), acredita-se que tenha sido a primeira opção.
Nesta imagem, é possível ver as zonas úmidas da baía de São Francisco, nos Estados Unidos, que foram transformadas em salinas. Na foto, especificamente, é possível ver as diferentes tonalidades da água, resultado da salinidade. Ela foi feita bem perto de onde fica o quartel-general do Facebook.
A imagem ampliada mostra partículas de plástico dos delineadores, que infestam os oceanos do planeta. Cada vez que você lava o rosto, depois de usar o produto, essas micropartículas percorrem um longo caminho até os mares.
A foto foi feita na praia de Son Serra, na ilha de Mallorca, e mostra uma mulher observando um incêndio se aproximando da praia. Um avião joga água na tentativa de apagar o fogo.
Em 1947, os Estados Unidos abandonaram uma base da Força Aérea na Groenlândia. Além de vários veículos e estruturas de amianto, cerca de 10 mil barris de combustível de aviação ficam expostos às condições climáticas por décadas.
Um urso solitário foi fotografado na borda de uma das ilhas Barter, no Alasca. Na época em que a foto foi feita, era para toda a paisagem ainda estar repleta de neve.
***
O fotógrafo revela que caminhava por uma floresta serena quando avistou essa cobra de cerca de 20 centímetros agarrada ao galho de uma videira, encarando-o com tranquilidade.
Filhotes de tucanaré ficam em torno da mãe para se protegerem dos predadores. Apesar de ser nativo da América do Sul, esse peixe foi introduzido no sul da Flórida, onde a foto foi feita, como forma de combater a tilápia-do-nilo, que também não é uma espécie nativa da região.
Na natureza, é bastante difícil fotografar um par de louva-a-deus no mesmo galho. Por isso, este retrato que mostra dois animais em uma aparente dança merece entrar para os melhores do ano.
Esta imagem foi feita na ilha de Skomer, no País de Gales, e mostra um papagaio-do-mar descansando na chuva. Essa ilha é habitada, por isso esses animais se acostumaram com a presença humana.
A foto mostra o momento em que um corvo resolveu afastar uma coruja de seu território.
***
Na floresta Leuvenumse, na Holanda, as chuvas de outono alagam algumas regiões, fazendo com que certas espécies lutem para sobreviver. É o caso dessa faia, que emerge da água e foi lindamente fotografada.
Os primeiros dias de inverno congelaram esse lago no Parque Nacional de San Martino, na Itália. Além disso, a neve acumulada e o movimento das nuvens deram um tchan a mais à imagem.
Uma imensa nuvem de tempestade sobre o oceano Pacífico foi registrada em seu caminho rumo à América do Sul.
A foto foi capturada durante 15 segundos na Índia e mostra um meteoro que produziu uma cor esverdeada ao entrar na atmosfera terrestre.
***