Ciência
22/03/2016 às 10:47•2 min de leitura
Você não precisa ser um grande fã de acampamentos, suco de clorofila e berinjela para se encantar com a natureza. O Toptenz reuniu uma série de imagens de elementos da natureza que vão deixar você relaxado como se tivesse acabado de sair de uma sessão de meditação e yoga.
Em tempos de fotos de pratos de comida e duck face no Instagram, nada melhor do que tirar umas férias de tudo isso e aproveitar criaturas e paisagens que são bonitas naturalmente. Quando essas imagens são feitas por quem entende de fotografia, então, melhor ainda – não é à toa que todas elas foram publicadas na National Geographic. Confira e depois nos conte o que achou:
O timing desta foto é surpreendente. Nela, temos a impressão de que o pássaro está se equilibrando na superfície da água. A imagem foi feita em um rio na Escócia pelo fotógrafo Alan McFadyen. Para o clique perfeito, o cara ficou à beira do rio num total de 4,2 mil horas e tirou 720 mil fotos – por isso nunca, nunca mesmo, subestime o trabalho de um bom fotógrafo.
Parece uma cena de filme de terror ou um ataque de peixes, mas na verdade essa foto é o registro de apenas um ritual comum de acasalamento, em Cabo Pulma, no México. A foto é de 2012 e foi feita pelo fotógrafo Octavio Aburto, que ganhou um concurso promovido pela National Geographic – o outro fotógrafo, que aparece na imagem, é David Castro.
Por causa desta imagem, Mike Nichols foi considerado o fotógrafo do ano em 2014 pela BBC e também pelo Museu de História Natural do Reino Unido. Nas imagens, apenas leoas estão descansando, já que os machos não costumam se juntar a elas – na região do Parque Nacional de Serengeti, há um “clube do Bolinha” e um “clube da Luluzinha” em termos de descanso. Outra coisa curiosa a respeito dessa foto é que Nichols tinha apenas 16 anos quando a tirou.
Ainda que a combinação de raios, relâmpagos e vulcões não seja a mais interessante possível, não se pode negar que a foto abaixo é simplesmente fantástica. O responsável pelo registro é Francisco Negroni, que fez a imagem durante uma sessão de fotos na Patagônia. A foto chama a atenção pela intensidade das cores e pelo contraste entre elas; é difícil não ficar encantado observando esta imagem.
Não parece um cenário de uma animação da Disney? Uma das coisas mais bacanas desta foto é justamente o fato de que ela é cheia de criaturinhas que normalmente não nos chamam a atenção: girinos. A difusão da luz na imagem confere um aspecto quase mágico. O responsável pelo registro incrível desse pântano é Eiko Jones, que fez a foto em 2013, assim como inúmeros outros cliques embaixo da água.
Andrew Suryono caprichou realmente nesta imagem, feita em Bali, justamente quando ele se preparava para guardar sua câmera devido ao começo da chuva. Felizmente, antes de guardar o equipamento, o fotógrafo conseguiu ver esta cena maravilhosa e registrá-la com louvor. Todos nós, em algum momento ou outro, já estivemos no lugar deste orangotango.
Você há de concordar que tirar boas fotos de pedaços de gelo não deve ser a tarefa mais fácil de todas. Ainda assim, Andrey Grachev, em 2015, conseguiu fazer este registro incrível em uma gruta na Sibéria. A composição da imagem, desde o Sol minúsculo no horizonte até os múltiplos contrastes presentes no próprio gelo, faz desta foto uma das mais belas de todos os tempos.
Qual destas fotos é a sua favorita? Comente no Fórum do Mega Curioso