Artes/cultura
13/11/2015 às 05:19•2 min de leitura
Embora muitos pesquisadores e historiadores tenham tentado desvendar todos os mistérios que envolvem a Segunda Guerra Mundial, ainda são muitas as perguntas que continuam sem resposta.
A seguir, você confere sete fatos misteriosos e pouco conhecidos sobre esse conflito histórico:
O ataque japonês à base de Pearl Harbor, nos Estados Unidos, trouxe a guerra para a costa oeste do país. O desaparecimento de um balão meteorológico perto de Los Angeles causou pânico na população e fogos foram lançados no ar para encontrar possíveis ameaças. As únicas causalidades, no entanto, foram três vítimas de ataque cardíaco e outras três atingidas por fogo-amigo. Nenhum avião japonês foi visto e os próprios nipônicos negaram qualquer intenção de ataque próximo a Los Angeles.
Este desaparecimento aconteceu alguns meses após o fim da guerra, durante um exercício de voo do exército americano na Flórida. O tenente Charles Taylor liderava um grupo com cinco aviões quando informou pelo rádio que estava perdido. Este foi o último contato, e nenhum dos cinco aviões ou os corpos dos 14 tripulantes foram encontrados. Este mistério nunca solucionado foi um dos responsáveis pela lenda do Triângulo das Bermudas.
Rudolf Hess foi uma figura importante do Terceiro Reich. Pouco antes de a Alemanha quebrar seu tratado de não agressão com a Rússia, ele foi sozinho à Escócia para supostamente negociar a paz com o Reino Unido. Lá, acabou preso e julgado à prisão perpétua. Mas por que o deputado nazista voou intencionalmente para a Escócia, onde sabia que seria preso? Não há nenhum documento que evidencie que a paz pudesse ser estabelecida e nenhum chamado dos britânicos para que Hess fosse até lá.
Embora pareçam lendas urbanas, existem diversas histórias que narram a aparição de aviões-fantasmas durante a guerra e depois de seu fim. Algumas delas falam sobre aeronaves que desaparecem e, quando finalmente voltam à base e pousam, estão sem piloto. Outros relatos contam que a tripulação estava à bordo, mas já morta, ou que a aeronave estava danificada demais para voar. Bizarro!
Foo fighters não é só o nome de uma famosa banda norte-americana. Este termo foi usado por pilotos dos Aliados para designar os misteriosos fenômenos aéreos vistos em missões no Pacífico e na Europa. Esses objetos foram descritos como bolas de fogo brilhantes que não podiam ser derrubados ou superados. Os foo fighters viraram sinônimo para a visão de qualquer OVNI durante a guerra, e, mesmo sendo estudados por diversos especialistas, sua origem nunca foi esclarecida.
A Câmara de Âmbar era um salão que ficava em um palácio em São Petersburgo, na Rússia, decorado com espelhos folheados a ouro e que continha joias preciosas e uma coleção de ilustrações raríssimas. Em 1942, quando os nazistas invadiram Leningrado, eles roubaram grande parte das relíquias do local, que foram expostas em um castelo durante a guerra. No entanto, mesmo após a rendição alemã, o tesouro nunca mais foi visto.
A propaganda de um jogo de dados lançado em 1941, poucas semanas antes do ataque a Pearl Harbor, envolveu até mesmo o FBI. O anúncio do"Deadly Double" (Mortal Duplo) trazia a palavra "Atenção!" em três idiomas e alguns números, e muitos acreditaram na época que era uma mensagem cifrada sobre o ataque japonês em solo americano. A identidade do criador da propaganda nunca foi conhecida.