Artes/cultura
28/02/2013 às 10:17•3 min de leitura
Um relatório da Organização das Nações Unidas previu que em outubro de 2011 a população mundial alcançaria a marca de 7 bilhões de pessoas. E, efetivamente, uma projeção apresentada pelo United States Census Bureau — agência governamental norte-americana responsável pela realização de censos nos EUA —, aponta que em fevereiro desse ano o número de seres humanos no planeta era de 7.069.183.679 indivíduos.
O curioso é que, segundo o site World Population Review, mais da metade de toda a população mundial está concentrada em apenas 10 países, e até 2012, o maior deles era — como você já deve ter imaginado — a China, com uma população de mais de 1,3 bilhão de pessoas. O segundo lugar ficou com a Índia, com mais de 1,2 bilhão, seguida pelos EUA, com quase 313 milhões, e pela Indonésia, com mais de 237 milhões de habitantes.
O Brasil aparece em 5° lugar na lista, com 192.376.496 de habitantes, seguido pelo Paquistão e a Nigéria, com mais de 178 e 162 milhões de habitantes, respectivamente. Mas e as cidades? Mais de 100 milhões de pessoas vivem nas 10 maiores cidades do planeta, e você pode conferir quais são elas na lista a seguir*:
* Informações referentes ao ano de 2012.
Fonte da imagem: Reprodução/Wikipédia
Localizada na República Popular da China, além de ser a maior cidade do país e do planeta, Xangai também é uma das maiores áreas metropolitanas do mundo, com mais de 20 milhões de habitantes.
Fonte da imagem: Reprodução/Maria Luciana Rincón y Tamanini
Conhecida antigamente como Bizâncio e Constantinopla, Istanbul, localizada na Turquia, além de ser a segunda maior cidade do mundo, com mais de 13 milhões de habitantes, separa a Ásia da Europa e seu território ocupa os dois continentes.
Fonte da imagem: Reprodução/Wikipédia
Além de ser o centro comercial, financeiro e portuário do Paquistão, Karachi é a cidade mais populosa do país e a terceira maior do mundo, quase empatando com a gigante Istanbul.
Fonte da imagem: Reprodução/Wikipédia
Também conhecida como Mumbai, Bombaim é cidade mais importante da Índia — com mais de 12 milhões de pessoas —, e sua região metropolitana está entre as cinco maiores de todo o mundo, com uma população estimada em mais de 20 milhões de habitantes.
Fonte da imagem: Reprodução/Wikipédia
Mais uma supercidade da República Popular da China, Pequim, além de ser a capital do país, é a quinta maior cidade do planeta. Famosa pelo conjunto de palácios do século XV conhecido como “Cidade Proibida”, Pequim também foi a capital do Império Chinês durante quase 500 anos.
Fonte da imagem: Reprodução/Wikipédia
Além de ser o principal centro financeiro, político, religioso, educacional, científico e cultural da Rússia, a capital do país também é conhecida por ocupar uma das maiores áreas urbana do planeta, com mais de 11,5 milhões de habitantes.
Fonte da imagem: Reprodução/Wikipédia
Essa é uma velha e boa conhecida de todos nós! São Paulo, além de ser o principal centro financeiro, comercial e corporativo do Brasil, também é a cidade mais populosa da América e de todo o Hemisfério Sul, sendo considerada como uma das mais globalizadas do planeta.
Fonte da imagem: Reprodução/Wikipédia
Guangzhou está localizada ao sul da China e é um dos mais importantes centros financeiros, industriais e administrativos do país. Com uma população de mais de 11 milhões de habitantes, ela fica a cerca de 180 quilômetros de Hong Kong e é palco da principal feira de importação e exportação do mundo, que ocorre todos os anos em abril.