Artes/cultura
22/05/2015 às 12:20•3 min de leitura
Por sorte, aqui no Brasil, é muito raro que os termômetros registrem temperaturas extremas — seja no inverno ou no verão! No entanto, existem localidades na Terra onde os termômetros batem marcas quase inacreditáveis. A seguir reunimos para você 10 dos locais mais quentes e 10 dos mais gélidos do mundo, selecionados a partir de um interessante levantamento feito pela companhia GB Energy Supply. Confira:
Localização: República do Djibuti
Temperatura máxima registrada: 52 °C
Formado na cratera de um vulcão extinto, o Lago Assal registra temperaturas de 52 °C durante o verão, e os termômetros nunca marcam menos de 34 °C no inverno.
Localização: Israel
Temperatura máxima registrada: 54 °C
Sede de um importante kibutz israelense, em Tirat Zvi foi registrada a maior temperatura do ar Ásia de que se tem notícia.
Localização: Nova Zelândia
Temperatura máxima registrada: entre 50 e 60 °C
Também conhecido como “Caldeirão Waimangu”, este lago se encontra na Cratera Echo, na reserva natural Vale Vulcânico de Waimangu, e, além de ser o mais quente do mundo, ele também detém o título de maior fonte termal do planeta.
Localização: Tunísia
Temperatura máxima registrada: 55 °C
Em Kebili, cidade situada no sul da Tunísia, foi registrada a maior temperatura do ar de que se tem notícia no continente Africano.
Localização: Estados Unidos
Temperatura máxima registrada: 56,7 °C
Localizado no Deserto de Mojave, na Califórnia, o Vale da Morte ostenta o título de local com a maior temperatura do ar já registrada.
Localização: Líbia
Temperatura máxima registrada: 57,8 °C
Devido a uma série de controvérsias envolvendo a medição, Al 'Aziziyah disputa o título de lugar com a temperatura do ar mais alta já registrada com o Vale da Morte.
Localização: México
Temperatura máxima registrada: 58 °C
A incrível Caverna dos Cristais, localizada no estado mexicano de Chihuahua, é a caverna mais quente do planeta.
Localização: China
Temperatura máxima registrada: 66,8 °C
As montanhas ficam localizadas na região de Xinjiang detêm o título de maior temperatura já registrada em uma região montanhosa.
Localização: Austrália
Temperatura máxima registrada: 69,3 °C
A temperatura foi registrada no interior do estado australiano e foi a mais alta já observada no Hemisfério Sul.
Localização: Irã
Temperatura máxima registrada: 70,7 °C
Essa foi a maior temperatura já registrada na superfície da Terra, medida pelo sensor MODIS da NASA.
Localização: Canadá
Temperatura mínima registrada: – 20 °C
A Base de Pesquisa Eureka é um pequeno complexo que fica na Ilha de Ellesmere, no território de Nunavut, no norte do Canadá, e é a instalação desabitada onde foram registradas as menores temperaturas do mundo.
Localização: Reino Unido
Temperatura mínima registrada: – 27,2 °C
Inserida nas Highlands da Escócia, a aldeia de Altnaharra é a localidade com a temperatura mais baixa já registrada no Reino Unido.
Localização: Rússia
Temperatura mínima registrada: – 32 °C
Situada nos Montes Urais, a Caverna de Kungur é famosa por suas belas formações de gelo e por ser uma das cavernas mais frias de que se tem notícia.
Localização: Mongólia
Temperatura mínima registrada: – 40 °C
Ulaanbaatar, na Mongólia, ostenta o título de capital com as menores temperaturas já registradas no mundo.
Localização: Estados Unidos
Temperatura mínima registrada: – 40 °C
O belíssimo Monte McKinley fica no Alasca e é a montanha mais fria da Terra.
Localização: Rússia
Temperatura mínima registrada: – 64,5 °C
Apesar de existirem vilarejos e povoados mais frios na Rússia (como você verá nos itens 3 e 2 a seguir), Yakutsk detém o título de temperatura mais baixa já registrada em uma área urbanizada de grande porte.
Localização: Groelândia
Temperatura mínima registrada: – 66,1 °C
O manto de gelo cobre perto de 80% da superfície Groelândia, e foi nesta vasta massa congelada que se registrou a menor temperatura do hemisfério ocidental.
Localização: Rússia
Temperatura mínima registrada: – 67,7 °C
O vilarejo de Oymyakon, com apenas 500 habitantes, fica junto ao Rio Indigirka e disputa com Verkhoyansk (abaixo) o título de local permanentemente habitado com as menores temperaturas já registradas do planeta.
Localização: Rússia
Temperatura mínima registrada: – 72 °C
Situada próximo ao Círculo Polar Ártico, Verkhoyansk divide com Oymyakon o apelido de “Polo Norte do Frio”.
Localização: Antártida
Temperatura mínima registrada: – 89,2 °C
Conforme contamos em uma matéria aqui do Mega Curioso dedicada à Antártida, a temperatura mais baixa já registrada no continente — e no mundo! — foi a de – 89,2 °C, embora medições realizadas por satélite já tenham detectado temperaturas de – 93,2 °C!
A matéria acima foi criada com base em um infográfico preparado pela GB Energy Supply, e você pode conferir as informações completas através deste link.