Artes/cultura
09/12/2014 às 13:22•2 min de leitura
Como você sabe, não podemos acreditar em tudo o que vemos na internet, e isso inclui as fotografias, por mais realistas que elas pareçam. E olha que o que não falta por aí são imagens que foram alteradas digitalmente e que enganaram todo mundo, e inclusive já postamos uma matéria aqui no Mega Curioso mostrando alguns exemplos para você.
Pois Matt Novak do portal Factually reuniu mais algumas fotografias — e até um GIF diabólico — que fizeram um tremendo sucesso pelas redes sociais, mas que não passam de fakes. Veja as imagens a seguir:
Apesar de impressionante, a imagem acima não foi registrada durante o fatídico atentado que ocorreu no Texas. A cena foi clicada durante a gravação do filme “The Trial of Lee Harvey Oswald” — ou “O Julgamento de Lee Harvey Oswald” em tradução livre — de 1977.
Embora a história sobre a Trégua de Natal entre soldados ingleses e alemães durante a Primeira Guerra Mundial seja real, a imagem acima foi registrada em Salonika, na Grécia, em 1915, e mostra apenas oficiais britânicos se divertindo durante um jogo qualquer.
Quem é que não viu essas fotos de Barack Obama — uma supostamente clicada em 2009, e a outra em 2014 — mostrando o envelhecimento do presidente norte-americano? Pois o retrato da esquerda foi feito em 2005, o que significa que as duas imagens mostram Obama ao longo de um intervalo de tempo de nove anos em vez de apenas cinco.
Apesar de muita gente por aí dizer que a fotografia da esquerda mostra uma moça calorenta pedindo carona em Woodstock — icônico festival de música realizado nos EUA em 1969 —, a verdade é que a imagem foi clicada em 1971, e fazia parte de uma campanha publicitária (veja a foto da direita) para uma companhia de roupas chamada Landlubber Clothing.
Nem perca o seu tempo — ou destrua o seu micro-ondas — tentando realizar o exorcismo do seu celular velho em casa. O GIF que você acabou de ver mostra uma campanha criada por uma companhia de telefonia em 2008, e o demônio que aparece saindo do telefone foi gerado por computador para provar que os aparelhos das outras empresas são do mal. Aliás, você pode assistir ao clipe completo a seguir:
E aí, caro leitor, você já conhecia as fotografias — ou o vídeo — que reunimos nesta matéria? Você já sabia das histórias por trás das imagens? Não deixe de contar para a gente nos comentários!