Esportes
17/03/2015 às 10:14•2 min de leitura
Atualmente não é raro ouvirmos alguém comentando sobre determinada “notícia” que leu no Facebook ou, ainda, compartilhando informação sem ao menos checar se é verdadeira ou não. Essa falta de preocupação com o que é ou não é verdadeiro acaba transformando a internet em um grande arquivo de informações incorretas e imagens falsas.
O Factually reuniu uma série de imagens que acabaram viralizando em diversas partes do mundo, mas que, na verdade, foram editadas. Confira algumas delas a seguir:
Ainda que visivelmente a imagem acima tenha sido editada, muitas pessoas a compartilharam achando que o registro era legítimo. Se você está entre essas pessoas, saiba que não, essa composição de Lua com céu estrelado e água em movimento não é natural.
Não, queridos, essa “corujinha” não existe e você já pode deixar seu sonho de Star Wars de lado. Ainda que a imagem possa até enganar, esses bichinhos são de pelúcia, feitos pela artista russa Marina Yamkovskaia – no Instagram dela tem mais.
A imagem acima circulou por aí como sendo uma representação do ideal de corpo feminino em 1955. Dizem até que a imagem tinha sido publicada pela revista Time, mas, no final das contas, a foto é da atriz de filmes adultos Aria Giovanni, e a imagem foi feita em 2004.
Essa é famosa faz tempo. Na verdade, a árvore não cresceu em meio ao piano abandonado, ainda que a composição seja interessante. A foto foi feita em 2010 e o piano foi posicionado no local especialmente para o clique.
A verdade é que Heath Ledger e Jack Nicholson nunca posaram juntos, caracterizados como Coringa.
Talvez até já tenha mostrado, afinal quem nunca? Mas nessa foto rolou uma edição de imagem malandra que a coloca sempre entre as mais compartilhadas em tópicos do Reddit e em publicações do Pinterest ou do Imgur. Quando vir essa imagem novamente, lembre-se: ela é de mentirinha.
Estamos todos grandinhos e deveríamos saber que camisetas brancas e cartazes em geral são facilmente editáveis – e, sim, tem gente por aí que perde tempo fazendo isso. A foto à esquerda mostra a frase “stop being poor” – algo como “pare de ser pobre”, em uma tradução livre. Na verdade, Paris vestia uma camiseta que dizia “Stop being desperate”, que é algo como “pare de ser desesperado”.
Mais um trabalho de edição de imagens que enganou muita gente nas redes sociais. Comparando as duas imagens, fica fácil ver o que foi mudado. Como bem disse a galera do Factually, eis um típico caso de fotos bonitas sendo editadas e transformadas em fotos inacreditáveis.