Ciência
31/05/2017 às 10:20•2 min de leitura
Na região norte da ilha de Labuan, na Malásia, encontra-se uma chaminé como outra qualquer: tijolos vermelhinhos, altura de 30 metros, formato quadrilátero, um decoração no topo e entrada em formato de arco. O que a torna especial é o fato de que ninguém sabe exatamente a sua função nem quando foi construída.
Acredita-se que ela fazia parte do complexo minerador da região, que era rica em extrativismo de carvão. A historiadora Lynette Ramsay Silver explica que a torre possui características que a tornariam propícia na fabricação de tijolos ou na fundição de minérios. Na parte superior dessa chaminé, é possível encontrar um material bastante resistente a altas temperaturas.
Partes de ferro, colocadas em trechos da chaminé, também sustentam essa teoria, já que elas fortaleceriam a estrutura durante a expansão e a contração por conta do aquecimento/resfriamento do local. Entretanto, muita gente acreditava que a ilha de Labuan nunca tinha sido palco para a construção de tijolos.
Interior da torre
Essas incoerências fizeram surgir novas hipóteses, como a que diz que, na verdade, essa chaminé seria uma espécie de farol para avisar os navios sobre a existência da ilha. Também se levantou a ideia de ser um campanário ou até mesmo a torre de uma mansão que teve sua construção abandonada.
A historiadora Lynette Silve descobriu, entretanto, que a ilha de Labuan já produziu seus próprios tijolos, por volta da década de 1870. Eles abasteciam uma mina de carvão, fundada em 1947, e eram fabricados por escravos – talvez por isso poucos registros tenham sobrevivido ao tempo.
A exploração carvoeira, entretanto, não durou muito tempo, já que acidentes fizeram o negócio naufragar em Labuan. Um novo ciclo dessa indústria surgiu no começo de 1900, o que leva a crer que a torre misteriosa talvez seja dessa época, já que estava em um ponto alto da ilha, o que favorecia a dispersão de fumaças tóxicas. Hoje em dia, porém, não existem vestígios de tijolos ou carvão na região, aumentando a aura enigmática em torno dessa chaminé.
Torre agora serve como atrativo turístico da ilha
Você sabia que o Mega Curioso também está no Instagram? Clique aqui para nos seguir e ficar por dentro de curiosidades exclusivas!