Estilo de vida
03/01/2014 às 11:16•2 min de leitura
O pessoal do site Business Insider resolveu dar uma pesquisada nas diferenças vistas nas lojas do Wal-Mart na China, constatando a grande diferença em relação aos pontos de venda nos Estados Unidos. O que eles concluíram é que lá pelas bandas do Oriente as formas de compra são muito diferentes do jeito ocidental, chegando até a serem um pouco bizarras em alguns aspectos (pelo menos no nosso ponto de vista).
Obviamente, tudo faz parte da cultura deles e, assim como cada país tem seus costumes, a China tem os seus — mesmo que eles sejam um pouco mais excêntricos do que no resto do mundo. Confira abaixo alguns contrastes e as peculiaridades das compras nos supermercados chineses que muito ocidental pode achar esquisitos, mas que para eles é totalmente normal.
Fonte da imagem: Reprodução/Business Insider
Açougueiro para quê? Lá na China, esse funcionário não tem vez no Wal-Mart, pelo menos não no atendimento ao público como vemos aqui no Brasil. As pessoas escolhem o seu corte preferido em uma montanha de carne crua.
É uma festa, todo mundo pegando, devolvendo, levando para casa, tudo absolutamente normal. Na foto acima, você pode ver os clientes do Wal-Mart de Chongqing selecionando pedaços de carne de coelho.
Fonte da imagem: Reprodução/Business Insider
Sabe aquele domingão pré-festas de Natal e Ano-Novo ou aquele primeiro dia do mês, em que você é obrigado a ir ao supermercado e se depara com aquela multidão desesperada, batendo carrinhos, formando enormes filas nos caixas e tudo mais? Pois, lá na China, é bem comum que as compras sejam sempre dessa forma. Isso porque no país mais populoso do mundo também falta espaço nas lojas para dar conta de tanta gente.
Fonte da imagem: Reprodução/Business Insider
Quer um peixe fresco? É só ir até o tanque com o tipo que você deseja e, literalmente, pescá-lo. O mesmo acontece com rãs e tartarugas, que são consumidas mais frequentemente na China. Os bichos ficam em tanques com água, vivos para manter o frescor. Existem também a forma tradicional com os peixes já abatidos e limpos no gelo para quem preferir.
Fonte da imagem: Reprodução/Business Insider
Para tornar a vinda dos clientes mais fácil para o supermercado, o Wal-Mart da China oferece ônibus grátis para eles.
Fonte da imagem: Reprodução/Business Insider
Outros bicho que fica em exposição junto dos peixes é o jacaré, que tem a carne bastante consumida por lá, assim como outros répteis exóticos que podem eventualmente aparecer na gôndola com gelo para a venda.
Fonte da imagem: Reprodução/Business Insider
O arroz é vendido em gigantes cubas abertas para que os clientes peguem a quantidade necessária para o consumo. Isso acontece porque os chineses preferem levar quantidades menores (apesar de o arroz ser muito consumido no país), pois sofrem pela falta de espaço para guardar mantimentos em casa.
Fonte da imagem: Reprodução/Business Insider
Está aí uma parte bem mais agradável das lojas do Wal-Mart na China. Muitas delas possuem uma seção especial com doces e chocolates de luxo. Aí sim!
Fonte da imagem: Reprodução/Business Insider
Como você já conferiu em alguns itens acima, os supermercados chineses gostam de expor os seus alimentos sem a necessidade de embalagem, como acontece no caso das carnes e outras opções. Segundo o estrategista Brian Sozzi, os chineses estão mais focados na ingestão de alimentos com aparência natural, que parecem ter vindo direto da fazenda.