Estilo de vida
24/10/2014 às 11:32•4 min de leitura
Hoje no Próxima Parada você vai conhecer mais um país da América Central: Honduras, que é mais uma joia de natureza vibrante. Essa nação possui paisagens de tirar o fôlego, praias incríveis, cidades históricas da época colonial e ainda algumas das ruínas deixadas pela civilização maia.
Apesar de não ser muito conhecida pelo público turístico em geral, o país já está atraindo mais visitantes a cada ano, pois guarda belezas raras em áreas montanhosas, que convidam para esportes de aventura, tem monumentos incríveis e povo festeiro e caloroso. Além disso, as praias são atrações à parte, apresentando areias brancas e as águas cristalinas do mar do Caribe.
Honduras está localizada entre a Guatemala e a Nicarágua, fazendo ainda fronteira com El Salvador, e tem uma área total de 112.492 quilômetros quadrados. O país é banhado pelo Mar do Caribe na sua área costeira de maior extensão (650 km), a atlântica, enquanto também é banhado pelo Pacífico na parte costeira de menor extensão (95 km) no Golfo de Fonseca.
A sua população total é de cerca de 8,2 milhões de habitantes e a sua capital (desde 1880) é Tegucigalpa, que fica no interior sul do país, aos pés da colina El Picacho. A cidade foi fundada por colonizadores espanhóis em 1578 e possui muitas construções históricas, além de museus e igrejas.
Igreja Los Dolores em Tegucigalpa
Tegucigalpa tem uma cidade “irmã”, Comayagua, com a qual divide o título de capital ao menos entre parte da população, pois ela foi a capital no passado. Tegucigalpa mescla edifícios coloniais, neoclássicos e modernos em uma paisagem urbana que está cada dia refletindo o dinamismo que também é perceptível na vida cultural e artística, cada vez mais diversificada.
A poucos quilômetros da cidade, é possível visitar o Parque Nacional La Tigra, onde se encontram espécies como o cervo de cauda branca, um dos animais que são símbolos do país, além do Parque Nacional de Pico Bonito.
Os maias formaram a cultura pré-colombiana mais avançada no atual território de Honduras, mas quando os conquistadores espanhóis chegaram, esta magnífica cultura já havia desaparecido. Não se sabe exatamente se o seu desaparecimento foi por causas naturais ou pelo colapso de sua organização social.
As ruínas de Copán estão entre as heranças mais importantes em Honduras, sendo patrimônio da humanidade da UNESCO. O local contém diversos monumentos dessa civilização antiga, como acrópole e uma escadaria com hieróglifos. Outros lugares de colonização maia incluem o Parque Nacional da Floresta Nublada de El Cusuco.
Assim como os seus países vizinhos, Honduras também é um belo paraíso tropical, que possui paisagens impressionantes e uma rica biodiversidade. Entre as suas maiores atrações estão as florestas e matas repletas de espécies, regiões montanhosas incríveis e ilhas deslumbrantes, como a Roatán, uma das mais famosas e que atrai turistas do mundo inteiro.
Localizado perto da Barreira de Corais da Mesoamérica, a maior barreira de corais do Mar do Caribe (e a segunda maior do mundo, depois da barreira australiana), Roatán tornou-se um importante destino de cruzeiros e de quem busca um lugar encantador para a prática do mergulho.
Ilha de Roatán
A ilha possui um aeroporto internacional, que tem voos diretos a partir de cidades como a capital Tegucigalpa, San Pedro Sula e San Salvador, além de Miami, Dallas, Atlanta e Houston. Roatán fica a 48 quilômetros da cidade costeira de La Ceiba, de onde também saem balsas e catamarãs para a ilha.
Cayos Cochinos - Composto por duas ilhas principais e várias ilhotas menores, Cayos Cochinos oferece um refúgio de paz e tranquilidade fora do circuito e badalação turística. Nada de carros ou estradas. O negócio por aqui e se aventurar em trilhas que resultam em belas praias e aldeias sossegadas.
Rio Cangrejal – Para quem adora aventura, o Rio Cangrejal é uma ótima opção para a prática de canoagem e rafting. São longas corredeiras para momentos de pura emoção e adrenalina, sendo que existem várias agências que organizam os passeios para o local e monitoria para a prática dos esportes de aventura.
Rio Platano Reserva da Biosfera - A Reserva da Biosfera do Rio Plátano abriga alguns dos maiores ecossistemas intactos de Honduras, bem como várias espécies ameaçadas de extinção. O local é ideal para caminhadas, observações de aves exóticas (e também onças, jacarés e iguanas), além de pesca e expedições de rafting.
Punta Sal - Puntal Sal já foi utilizada como refúgio de piratas, mas hoje é uma reserva natural rica em espécies e natureza exuberante de Honduras. O local possui praias, manguezais, florestas e lagoas costeiras, onde os visitantes podem observar uma série de espécies de animais selvagens, como pássaros tropicais, tartarugas marinhas, golfinhos, peixes-boi, crocodilos, macacos e jiboias.