Ciência
14/04/2014 às 06:02•2 min de leitura
Não há dúvidas de que as cores podem transmitir sentimentos, ainda mais quando fazem parte de um logotipo, que é um dos elementos mais importantes na hora de divulgar uma marca. E, para saber se um logotipo cumpre sua função com sucesso, basta pensar em alguns produtos que você consome ou se lembrar daquelas imagens que você consegue reconhecer com facilidade.
Mas mais do que fazer com que uma empresa, produto ou serviço fique gravado na sua memória, as cores utilizadas nos logotipos também podem servir para provocar diferentes emoções nos consumidores, conforme aponta um estudo realizado na Universidade de Missouri, nos Estados Unidos, e publicado no periódico International Journal of Fashion Design, Technology and Education.
Os logotipos e suas cores. Fonte da imagem: Reprodução/Graphic Hug
Jessica Ridgway, aluna do doutorado da instituição, descobriu que as cores escolhidas para o logotipo de uma marca têm um impacto significativo na maneira como aquela marca será vista pelos consumidores. Para chegar a essa conclusão, a estudante fez um levantamento com 184 adultos utilizando logotipos falsos com diferentes cores – todos criados especialmente para o estudo.
A pesquisadora apresentou as imagens aos participantes e pediu que eles descrevessem as emoções que sentiam com relação a cada um dos logotipos. Baseando-se nas cores, Ridgway pode identificar as sensações que cada uma das cores causava:
“De todos os sentimentos associados com as cores dos logotipos, os relacionados com os logotipos vermelhos foram os mais surpreendentes. Emoções tradicionalmente ligadas ao vermelho são agressão e romance, mas os logotipos vermelhos não invocaram essas emoções nos participantes do estudo. Possivelmente podemos atribuir isso ao fato de que o vermelho é usado no logotipo de muitas marcas bem estabelecidas, como o Mc Donald`s e a ESPN, então os consumidores já têm emoções preexistentes associadas às marcas que utilizam essa cor”, explica a doutoranda.
Ridgway ainda sugere que, antes de criar um logotipo, os profissionais desenvolvam um pensamento crítico e estratégico sobre as emoções que eles desejam que os consumidores associem à marca. A especialista também lembra que não é possível escolher as cores apenas por elas mesmas, é preciso saber como as tonalidades são vistas e aplicadas na cultura popular – como no entretenimento, por exemplo –, já que isso tende a influenciar as associações feitas pelos consumidores.