Estilo de vida
29/11/2014 às 10:18•3 min de leitura
Algumas marcas têm nomes que explicam a origem ou os valores da instituição de maneira bem óbvia, enquanto em outros casos é preciso entender sobre curiosidades históricas ou mitologia para o nome fazer algum sentido.
Nós já falamos aqui antes sobre a origem do nome de algumas marcas famosas. Abaixo você pode conferir mais algumas empresas que têm nomes com um significado bem interessante ou, no mínimo, curioso.
A Cadillac é uma divisão da General Motors especializada em carros de luxo. O nome é uma homenagem ao explorador francês Antoine de la Mothe Cadillac, o fundador da cidade de Detroit, em Michigan, nos Estados Unidos.
A fabricante de preservativos que chegou recentemente ao Brasil tem origem britânica, e o nome deriva de “DUrable Reliable EXcelence”, ou excelência em durabilidade confiável.
O fundador do site estava assistindo a filmes italianos e acabou interpretando errado quando ouviu “eh, si” (ah, sim) como “etsi”. Ele achou a palavra bonita, modificou um pouquinho e acabou usando.
Durante uma reunião na sede alemã da Coca-Cola para decidir o nome do novo produto, o chefe da equipe pediu para que os funcionários usassem sua “fantasie”, que significa imaginação em alemão. Os funcionários não foram tão criativos assim quando sugeriram “Fanta”, mas o nome pegou.
A marca americana de sorvete é o caso de uma história bem contada com o intuito de deixar os sorvetes com uma cara mais premium por dar a ilusão de serem de origem estrangeira. O nome não significa nada, mas foi inventado para soar dinamarquês. Curiosamente, não se usa trema em palavras que são originalmente da Dinamarca.
Traduzindo literalmente do coreano, a palavra significa “modernidade”. A empresa foi fundada em 1947, mas a divisão responsável pela produção de carros só começou em 1967.
A garrafa dessa bebida traz poemas por um caçador e até referências aos santos patronos dos caçadores, São Humberto e São Eustáquio. Isso porque Jägermeister em alemão quer dizer “mestre dos caçadores”.
Em busca de uma palavra sem significado, curto, fácil de escrever e de pronunciar, o fundador da Kodak, George Eastman, inventou esse nome. Ele também gostava muito da letra K.
O nome veio da deusa grega que era a personificação da vitória. Bem inspirador para os atletas, que são o foco da marca.
Fundada inicialmente como Nippon Kogaru Kogyo, foi rebatizada apenas para uma forma mais abreviada em 1988: Nikon Corporation. O nome originalmente significava algo como “indústria de lentes ópticas japonesas”.
Em latim, Niveus significa “branca de neve”. As letras em branco contrastando com um fundo azul conseguem refletir bem isso.
O principal ingrediente dos produtos da Pantene é a pro-vitamina B5, pantenol, então a empresa suíça decidiu destacar isso para se diferenciar no mercado, e o nome do ingrediente acabou virando a marca.
Em inglês, “read it” significa “leia isso”, e a pronúncia é quase idêntica ao nome do site. Bem óbvio para um fórum voltado para textos e discussões entre os usuários.
A empresa de origem coreana tem um nome que pode ser traduzido literalmente como “três” (sam) e “estrelas” (sung). Porém, os ideogramas usados para escrever a palavra também podem significar respectivamente “grande, numeroso e poderoso” e “eterno”.
Na mitologia grega, a constelação das “sete irmãs” eram as sete filhas de Atlas, o titã da astronomia e da navegação. Em japonês, esse agrupamento de estrelas é conhecido como “subaru”.
Inicialmente o nome era Toyoda, em homenagem ao seu fundador, Kiichiro Toyoda. A mudança ocorreu em 1937 porque Toyoda significa “campos férteis de arroz” e não combina nada com uma fabricante de carros.
Em francês, a frase “très-aimé” quer dizer “muito amado”. A grafia levemente diferente foi para fazer uma homenagem a uma especialista em cuidados capilares chamada Edna Emmé.
Ramificação da Gillette voltada para mulheres, o nome Venus é inspirado pela deusa romana do amor, sexo e fertilidade.
A empresa surgiu como uma alternativa popular em um período em que carros eram acessíveis apenas para os ricos. O nome significa “carro do povo” e é bem condizente com a proposta inicial da empresa.
Em sua origem no latim, a palavra significa literalmente “eu rodo”, conjugado do verbo “volvere”. O nome foi registrado em 1911 para ser usado em uma linha de rolamentos automotivos.