Ciência
02/06/2016 às 11:39•3 min de leitura
Na manhã desta quinta-feira (2), a Ariel — sim, a marca de sabão líquido da P&G — convidou uma equipe de jornalistas para um evento bastante curioso em sua fábrica na cidade de Louveira, no interior de São Paulo: a quebra de um recorde. A companhia conseguiu montar o maior mosaico feito com camisetas do mundo: ao todo, foram usadas 4.224 peças de roupa!
O Mega Curioso esteve presente na celebração e pôde conferir ao vivo o monumento criado pela companhia. Os planos da Ariel era aproveitar o momento e hastear, pela primeira vez desde a sua construção, o mosaico de camisetas — porém, o vento estava forte demais e a bandeira não pôde ser erguida pelos guindastes. Mesmo assim, a companhia pôde comemorar a oficialização do recorde pelos jurados do Guinness, o Livro dos Recordes.
O evento foi guiado pelo apresentador Rodrigo Faro (“Hora do Faro”) e contou com a participação de executivos da P&G, além do presidente executivo do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Marcos Vinicius Freire. Além disso, três representantes do Guinness — incluindo Carlos Martinez, diretor da publicação para a América Latina — vieram ao Brasil especialmente para confirmar o feito da companhia.
Evento contou com a participação de executivos da P&G, do Comitê Olímpico Brasileiro e auditores do Guinness
O que nós queremos é mostrar suporte aos atletas brasileiros
Vale observar que tal recorde faz parte de uma campanha de marketing da Ariel baseada no atual cenário esportivo brasileiro — em breve sediaremos a edição 2016 dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos na cidade do Rio de Janeiro. De acordo com Alberto Carvalho, presidente da P&G no Brasil, a inspiração veio quando ele mesmo teve a oportunidade de conduzir a Tocha Olímpica em Recife, no Pernambuco.
A ação, batizada como #QuebrandoRecordes, foi desenvolvida pela agência Ketchum. Funcionários da P&G foram incentivados a doar camisetas nas cores da bandeira do Brasil — verde, azul e amarelo —, sendo que alguns até mesmo escreveram mensagens de apoio aos atletas nacionais. Logo em seguida, as roupas foram expostas a condições de sujeira extrema, simulando a prática de esportes como futebol e rugby.
Isto foi o máximo que a bandeira pôde ser erguida
Após uma propaganda básica mostrando que a versão líquida e concentrada de seu produto remove até mesmo as manchas mais difíceis (leia com voz do narrador do comercial, por gentileza), a Ariel começou a costurá-las para formar o mosaico que, posteriormente, seria utilizado para quebrar o recorde.”A P&G está sempre presente no dia a dia quebrando recordes, trabalhando para fazer os melhores produtos possíveis aqui no Brasil”, afirmou o executivo.
Rodrigo Padilla, diretor da marca Ariel, complementa: “O que nós queremos é mostrar suporte aos atletas brasileiros e dar um pontapé nos recordes, sabendo que muitos outros virão ao longo das Olimpíadas”. E é justamente por isso que o mosaico será oferecido como um presente para o Time Brasil e fixado no Centro de Treinamento dos atletas durante todo o mês de agosto.
É possível ver as camisetas costuradas lado a lado
Como dissemos anteriormente, nem tudo saiu como planejado durante a comemoração da Ariel. Embora o Guinness tenha, de fato, reconhecido a quebra do recorde (após horas de conferência manual — sim, os auditores contaram camiseta por camiseta), a companhia não conseguiu hastear o mosaico e exibi-lo em sua integridade ao público do evento. Por conta do clima caótico, estava ventando muito em Louveira e os guindastes não puderam levantar a bandeira inteira.
A organização até mesmo esperou alguns minutos para ver se as forças da natureza se acalmavam, mas não adiantou. No fim das contas, não pudemos ver ao vivo a produção da Ariel. Ainda assim, é bem curioso ver parte da bandeira levantada — é possíver ver claramente as camisetas costuradas lado a lado. Imagina só o trabalho que deu?
De acordo com a assessoria de imprensa da Ariel, a bandeira foi hasteada com sucesso no fim da tarde, por volta das 17h, quando os ventos se tornaram menos agressivos.