Ciência
02/04/2015 às 08:13•2 min de leitura
O pênis é cultuado como símbolo de poder em várias culturas no mundo. Até hoje, itens e objetos fálicos fazem parte de nosso cotidiano— alô, Obelisco do Ibirapuera!
Contudo, algumas pessoas levam o interesse um pouco além do desejo sexual e criam certos dogmas de veneração. Agora, você vai conhecer o Templo de Príapo, que existe em San Francisco, nos EUA, desde 1970 — atenção: as imagens dos hyperlinks são NSFW.
Antes de tudo: quem é Príapo? Ele é o deus grego da fertilidade. Representado em pinturas e esculturas como um homem idoso e com um gigantesco órgão genital ereto, Príapo é filho de Dionísio e Afrodite, sendo o protetor de rebanhos, uvas, abelhas e outras coisas.
Hoje, o templo possui várias sedes em outras cidades, como Montreal. O culto ficou mais conhecido depois do lançamento do filme "The Dickumentary". "Um documentário que busca explicar a história do melhor amigo do homem", é assim que a película é descrita em sua página no Facebook.
Pontifex David Francis Cassidy
Existe uma regra óbvia para os participantes do templo: todos devem adorar ao pênis como pré-requisito. De acordo com a religião, o órgão masculino é sagrado e, durante pelo menos quatro horas por semana, deve ser devotado à masturbação — ou a ajudar outros nesta tarefa árdua.
O culto possui uma natureza sexual clara e explícita, com encontros semanais para veneração do falo e sexo grupal. "O templo é um local para nós expressarmos a nossa sexualidade. É um lugar para nós nos sentirmos livres e desinibidos, para nos explorarmos, para aprendermos sobre nós mesmos e para crescermos unidos", comentou no documentário o Pontifex (Pontífice Máximo) do Templo de Príapo, David Francis Cassidy.
Atualmente, apenas homens fazem parte da igreja do bilau. Contudo, David sabe que existem mulheres no mundo que também gostariam de venerar o pênis em seu templo, então a presença é feminina é uma ideia que está começando a ser mais aceita entre os membros.
Além do órgão, os religiosos também veneram a Escritura da Semente Sagrada, chamada informalmente de Bíblia do Culto ao Homem, recheada de significados eróticos e sexuais.
O processo do culto se inicia com o Pontifex no centro do altar rodeado de velas e incensos. Muitas palavras de veneração ao falo são ditas então. Enquanto isso, todos no local estão em pé de "arma em riste" — ou tentando, caso seja muito tempo, não é? —, igual ao papa máximo do templo.
Após este certo tempo desconhecido de veneração, "nós fazemos tudo aquilo que achamos certo fazer", disse David. O altar também é decorado com “bilaus” de todos os tamanhos e cores.
Templo não é bagunça. Então, existem algumas regras que devem ser seguidas por todos os participantes. Caso você queira participar do Templo de Príapo ou abrir uma sede em terras brasileiras, saiba quais são os dogmas:
Se você ficou interessado, este é o site do Templo de Príapo. Atenção: caso esteja no trabalho, recomendamos abrir o link em outra hora.