Ciência
30/11/2013 às 06:13•1 min de leitura
Na próxima vez que você for a Titã, uma das luas de Saturno, lembre-se de colocar suas asas na bagagem, afinal, você pode precisar delas para dar uma voltinha no satélite.
Pode até parecer absurdo, mas é exatamente isso que o engenheiro espacial Robert Zubrin revela no seu livro Entering Space: creating a Spacefaring Civilization, ainda sem tradução para o português. Segundo ele, “a atmosfera é tão densa e a gravidade tão baixa que os humanos poderiam voar através do bater de asas acopladas aos braços”.
Fonte da imagem: Reprodução/Sploid
Mas alcançar essa façanha não é tão simples quanto parece. Antes de sair voando ao redor do satélite, seria necessário vestir um traje espacial. Isso porque a atmosfera de Titã pode fazer mal para a saúde, como lembra o Sploid.
“A composição atmosférica na estratosfera é 98,4% nitrogênio – a única atmosfera densa e rica em nitrogênio no Sistema Solar além da Terra –, com o 1,6% restante composto majoritariamente por metano (1,4%) e hidrogênio (0,1 a 0,2%). Porque o metano condensa fora da atmosfera de Titã em grandes altitudes, sua abundância aumenta abaixo da tropopausa em uma altitude de 32 km, alcançando a marca de 4,9% entre 8 km de altitude e a superfície. Ainda existem traços de outros hidrocarbonetos, como etano, diacetileno, metilacetileno, acetileno e propano, e de outros gases, como cianoacetileno, cianeto de hidrogênio, dióxido de carbono, monóxido de carbono, cianogênio, argônio e hélio”.
Mesmo nessas condições, você arriscaria levantar voo em Titã? Compartilhe sua opinião conosco nos comentários.