Artes/cultura
22/07/2022 às 10:22•2 min de leitura
Quem busca emagrecer normalmente tem muita ansiedade para que isso aconteça: quanto antes, melhor. No entanto, perder peso rápido demais nunca é a recomendação dos especialistas. Além de o efeito ser provavelmente temporário, as dietas que prometem resultados muito rápidos podem ser bastante prejudiciais à saúde.
Neste texto, explicamos porque emagrecer lentamente é sempre o melhor negócio.
(Fonte: Shutterstock)
Dietas muito rigorosas que prometem a perda de muitos quilos em tempo recorde costumam ser uma furada. A primeira razão é bem óbvia: é bem difícil manter um regime destes por muito tempo.
O médico endocrinologista Marcio Griebeler aconselha: "evite planos de dieta super restritivos porque eles são difíceis — se não impossíveis — de manter a longo prazo. Se o plano de dieta não for algo que você possa seguir por meses ou anos, provavelmente é um plano de perda de peso rápida. E esses planos e truques não são uma maneira saudável e sustentável de perder peso", explicou ao portal Health Essentials.
Se isso não é suficiente, há outros motivos para fugir dessas dietas. Um deles é que elas prejudicam o metabolismo: ele passa a funcionar mais lentamente. "Quando você perde peso muito rapidamente, seu corpo diminui o processo de queima de calorias. Essa é a maneira do seu corpo tentar garantir que você não morra de fome. Você pode perder uma boa quantidade de peso imediatamente, mas seu metabolismo rapidamente entra em modo de sobrevivência", explica o doutor Griebler.
Esta mudança no metabolismo é o que causa o chamado efeito sanfona. Quando você volta a uma dieta regular, seu metabolismo já se desacostumou com a quantidade de calorias, por isso o peso volta rapidamente ao que era antes.
Além disso, dietas exageradas dão a ilusão de se estar perdendo gordura, mas normalmente o que se perde é músculo, que queima mais rápido. Por isso, o ideal é uma dieta equilibrada conjugada com exercícios físicos frequentes.
(Fonte: Shutterstock)
Não existe uma fórmula única para perder peso, mas existem recomendações que podem ser seguidas para quem quer segurança neste processo. Vejamos algumas dicas: