Ciência
25/01/2013 às 05:19•1 min de leitura
Ampliar (Fonte da imagem: Reprodução/NASA)
A ilustração que você acabou de ver acima foi divulgada pela NASA e traz uma combinação de imagens do Sol registradas em diversos comprimentos de onda com os quais é possível observar a estrela. As fotografias foram tomadas pelo telescópio espacial SDO — Observatório da Dinâmica Solar —, que captura uma imagem a cada 0,75 segundo e envia o equivalente a 1,5 terabyte de informações à Terra por dia.
O SDO possui inúmeros sensores capazes de capturar a luz emitida pelo Sol com precisão e nas mais diferentes frequências, e o mosaico foi criado a partir de imagens capturadas em comprimentos de onda que variam da luz ultravioleta à infravermelha, passando pela luz visível e até pelos raios X.
Cada uma dessas frequências permite que os cientistas estudem aspectos diferentes sobre o comportamento e funcionamento do Sol, bem como sobre a composição de sua superfície e atmosfera. Além disso, a partir desses dados os pesquisadores também podem avaliar que tipo de influência a dinâmica da estrela exerce sobre o nosso planeta e todo o sistema solar. Você pode conferir abaixo o quadro completo de imagens que serviram para criar o mosaico do Sol:
Ampliar (Fonte da imagem: Reprodução/NASA )