![a-maior-caverna-do-mundo-em-imagens-surpreendentes-thumb.png](https://mega.ibxk.com.br/2025/01/17/17123547026355.png?ims=288x164)
Ciência
18/07/2013 às 08:15•1 min de leitura
De acordo com uma notícia publicada pelo site c|net, na última terça-feira, dia 16 de julho, ocorreu uma supererupção solar que resultou na ejeção de bilhões de partículas no Sistema Solar. Segundo a publicação, esse material deve passar pela Terra nos próximos dois ou três dias, provocando um fenômeno conhecido como tempestade geomagnética.
Fonte da imagem: Reprodução/NASA
Esse tipo de evento é bastante comum e ocorre porque as partículas ejetadas pela erupção solar colidem contra a magnetosfera da Terra, podendo ocasionar interferências em sistemas de telecomunicações e de navegação por satélite. Contudo, a tempestade esperada não deve provocar nenhuma consequência direta aos “terráqueos”, principalmente porque é esperado que ela seja relativamente fraca.
O ciclo solar — que dura em média 11 anos — deve entrar em seu máximo de atividade mais para o final do ano, o que significa que podemos esperar um aumento na frequência das tempestades eletromagnéticas aqui na Terra.