Ciência
30/01/2015 às 09:35•3 min de leitura
Fãs de comédia certamente já conhecem o Mr. Bean, um dos mais famosos personagens do ator britânico Rowan Sebastian Atkinson. Com seu jeito trapalhão e enorme cara de pau, a figura levou a fama e o humor do astro para o mundo inteiro e o tornou uma celebridade internacional.
No entanto, por mais famoso e adorado que alguém seja, nem sempre é possível conhecer tudo a seu respeito e muitas vezes fatos interessantes sobre sua vida acabam passando batidos e sendo esquecidos. Para evitar esse tipo de coisa, confira a seguir a nossa lista de curiosidades sobre Atkinson que nenhum fã de Mr. Bean pode ficar sem saber.
Antes de começar a carreira que o levaria a ser considerado pela própria classe artística como um dos 50 maiores comediantes de todos os tempos, Atkinson tinha planos bastante diferentes. Filho de um fazendeiro, o ator se formou em Engenharia Elétrica na Universidade de Newcastle e recebeu o título de Mestre na mesma área após cursar a pós-graduação em Oxford – onde participou de um grupo de comédia em que revelou seus talentos.
Foi durante o seu mestrado que Atkinson criou o personagem que hoje conhecemos como Mr. Bean, mas a figura não tinha esse nome desde o começo. A princípio, o ator utilizou o nome Mr. White (algo como “Sr. Branco”), mas resolveu trocá-lo por desejar algo que não fosse relacionado à sua cor. Ele então resolveu tentar algo que envolvesse vegetais e usou o nome Mr. Cauliflower (“Sr. Couve-Flor”) antes de finalmente escolher o feijão como inspiração.
Durante a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, Mr. Bean fez uma performance surpresa durante a execução da famosa e premiada música “Chariots of Fire”, tocando repetidamente a mesma nota em um sintetizador. Ele então mergulha em um hilário devaneio em que se juntou aos corredores dentro do filme homônimo e os venceu em uma corrida na praia – com algumas trapaças, é claro. Confira o vídeo a seguir:
Durante sua carreira como ator, Rowan Atkinson já recebeu prêmios como o Golden Rose de 1990 e o CableACE Comedy Special. Embora nunca tenham vencido, os programas televisivos do Mr. Bean foram nomeados para o BAFTA TV Award nos anos de 1991, 1992 e 1994. Durante as comemorações do aniversário de Elizabeth II em 2013, o ator foi nomeado Comandante da Ordem do Império Britânico por suas contribuições artísticas e de caridade.
Em 2005, Atkinson liderou um grupo de artistas, que continha nomes como Stephen Fry e Ian McEwan, em uma tentativa de forçar a revisão de uma controversa lei sobre discurso de ódio religioso e racial, que eles acreditavam dar poder para que grupos religiosos censurassem as artes. Além disso, ele criticou leis homofóbicas do governo britânico e apoiou a reforma da legislação que permitia que as pessoas fossem presas por insultar alguém.
Com uma fortuna estimada em aproximadamente 85 milhões de libras, Atkinson pode se dar ao luxo de alimentar seu amor por carros e já foi dono de veículos como uma McLaren F1, um Honda NSX, um Audi A8 e um Honda Civic Hybrid, entre outros. Além disso, o ator possui uma carteira de motorista de categoria C+E, que permite dirigir caminhões, e é um amante das corridas, já tendo participado pessoalmente de algumas como piloto.
Ainda assim, o criador do Mr. Bean já chegou a declarar publicamente que jamais teria um Porsche. “São carros maravilhosos, mas eu sei que jamais aguentaria um deles. De certa forma, eu sinto que os donos típicos de Porsches – e não desejo mal a eles – não são meu tipo de pessoa. Não saio por aí falando que essa marca é um monte de merda, mas sei que eu psicologicamente não conseguiria lidar com a posse de um”, disse.
Por mais que ele tenha ficado famoso por conta da comédia quase muda de Mr. Bean, os demais personagens de Atkinson usam bastante a linguagem falada. Nesses casos, um de seus mecanismos cômicos mais ilustres é o exagero na hora de pronunciar a letra B – como é o caso do vídeo a seguir, da série “Blackadder II”. O que poucos sabem é que a técnica em questão é usada pelo ator como uma forma de disfarçar sua ligeira gagueira.
Durante uma entrevista ao Daily Telegraph em 2012, Atkinson deu a entender que desejava aposentar o personagem Mr. Bean. “As coisas que comercialmente fizeram mais sucesso para mim – basicamente bem físicas e infantis –, eu sinto que farei cada vez menos. Além do fato de que a sua capacidade física começa a cair com o tempo, também acho que um cinquentão agindo como criança é algo que se torna meio triste. É preciso ser cuidadoso”, afirmou.
E você, sabe mais fatos curiosos a respeito da vida e da carreira desse famoso humorista? Lembra-se de algum momento particularmente marcante de Mr. Bean? Deixe sua contribuição nos comentários.