Como as pessoas comiam na Era Paleolítica?

09/05/2024 às 14:002 min de leituraAtualizado em 09/05/2024 às 14:00

Popular entre as pessoas interessadas na perda de peso e em uma vida saudável, a dieta paleolítica tem o consumo de proteínas como um de seus pilares. Mas parece que o cardápio dos homens das cavernas, no qual ela se baseia, era bem diferente e incluía carnes apenas ocasionalmente, como aponta um novo estudo.

Divulgada na revista Nature Ecology & Evolution no dia 29 de abril, a pesquisa analisou restos mortais de caçadores-coletores que viveram no final da Idade da Pedra, encontrados em Taforalt, no Marrocos. O objetivo era entender as quantidades de carnes, peixes e plantas ingeridas por essas pessoas.

Os caçadores-coletores não comiam tanta carne quanto imaginávamos. (Fonte: Getty Images/Reprodução)
Os primeiros caçadores-coletores não comiam tanta carne quanto imaginávamos. (Fonte: Getty Images / Reprodução)

A dieta paleo atual, inspirada em suposições sobre o que os nossos ancestrais comiam, recomenda porcentagens baixas de carboidratos e níveis um pouco mais altos de proteínas e gorduras. Nela, também são incluídos alimentos como frutas, verduras e sementes, enquanto produtos lácteos, cereais e legumes geralmente ficam de fora.

Os adeptos dessa “dieta pré-histórica” acreditam que o cardápio, parecido com o consumido no passado, contribui para o emagrecimento se combinado a exercícios físicos. Porém, os autores da investigação encontraram resquícios de alimentos que sugerem uma dieta diferente dos caçadores-coletores.

Como era a dieta paleolítica original?

Detalhes sobre as refeições dos nossos antepassados ainda não são totalmente conhecidos. (Fonte: Getty Images/Reprodução)
Detalhes sobre as refeições dos nossos antepassados ainda não são totalmente conhecidos. (Fonte: Getty Images / Reprodução)

A análise de dentes e ossos localizados no norte da África, pertencentes a humanos que viveram entre 15 mil e 13 mil anos atrás, revelou que a dieta dessas pessoas se baseava principalmente em plantas. Isso contraria a crença de que o cardápio dos antigos possuía uma quantia considerável de proteína animal.

Esses humanos até comiam carne, ocasionalmente, mas priorizavam os vegetais. Eles também consumiam boas quantidades de nozes e cereais ricos em amidos, que provavelmente ficavam armazenados por longos períodos, ajudando a saciar a fome em períodos de maior dificuldade.

Sinais da dieta rica em plantas foram encontrados nos dentes desses indivíduos e também havia instrumentos no local que podem ter sido utilizados para o processamento de pinhões e legumes. Curiosamente, a opção pelos vegetais aconteceu antes da chegada da agricultura à região, como ressalta a pesquisa.

Preparo dos alimentos

O cuidado com o preparo dos alimentos acontece há tempos. (Fonte: Getty Images/Reprodução)
O cuidado com o preparo dos alimentos acontece há tempos. (Fonte: Getty Images / Reprodução)

Além de consumir mais plantas do que carnes, os humanos antigos tinham um cuidado especial na hora de preparar os alimentos, processo que envolvia diversas etapas, incluindo maior atenção aos temperos. Detalhes sobre esses rituais foram revelados em um estudo do ano passado.

Essa investigação se baseou na análise de restos de comida carbonizados, datados de 70 mil anos, e também identificou uma grande presença de vegetais na dieta do passado. Conforme a pesquisa, tanto os neandertais quantos os primeiros humanos modernos consumiam plantas e sementes e se esforçavam para o preparo da comida.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: