Ciência
09/09/2013 às 11:16•2 min de leitura
Olho no olho e aperto de mão forte nem sempre são sinônimos de causar uma boa primeira impressão em uma reunião de negócios ou em uma entrevista de emprego. O que vale mesmo é uma atitude confiante, mas sem excessos para não intimidar ou acabar irritando os outros.
A psicóloga social Amy Cuddy, da Harvard Business School, está estudando como podemos avaliar as pessoas que encontramos e o poder da primeira impressão. Em sua pesquisa, que ela apresentou ano passado na conferência TED Global, Amy revelou que a pessoa deve adotar uma postura forte, englobando a expressão corporal mesmo como levantar o queixo e endireitar os ombros. Segundo ela, fazer dessa uma concentração por dois minutos antes da reunião e entrevista, pode gerar ótimos resultados.
Essa atitude faz com que haja um aumento dos níveis de testosterona e queda nos níveis de cortisol (o hormônio do stress). Ou seja, ao se postar de uma forma confiante, você se sente mais poderoso e menos estressado, sendo o ideal para se dar bem e ter um melhor desempenho em uma entrevista de emprego ou uma apresentação em público.
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Segundo a psicóloga, ao encontrarmos pessoas ou grupos, avaliamos principalmente a credibilidade que elas nos passam e a confiança. E, quando você consegue entender como elas funcionam em conjunto, você aprende melhor a criar uma boa impressão.
“Quando formamos uma primeira impressão de outra pessoa não é realmente apenas uma, mas duas. Estamos julgando o quão amável e de confiança a pessoa é, e quais são as intenções dela e as suas competências”, explica Amy. Confira abaixo alguns fatores citados pela especialista sobre a primeira impressão: