Ciência
11/10/2013 às 06:01•2 min de leitura
Imagine que você passou vários meses planejando as férias perfeitas e finalmente chega o dia de embarcar com destino ao local que você tanto sonhou. A última coisa que você quer nesse momento é ter problemas e ser expulso do avião, não é mesmo? Contudo, não são apenas os passageiros descontrolados — como a mulher que não parava de cantar “I Will Always Love You”, de Whitney Houston — que são expulsos dos voos não!
A verdade é que as companhias aéreas contam com códigos de conduta próprios, com cláusulas específicas que determinam quem pode voar em suas aeronaves e em quais circunstâncias os passageiros podem ser proibidos de voar e até mesmo expulsos. O pessoal do site Thrillist publicou algumas dessas regras, as quais você pode conferir a seguir (e ter em mente antes de se dirigir ao aeroporto):
Fonte da imagem: shutterstock
Apesar de triste, preconceituoso e superconstrangedor, se um passageiro for gordo demais, as companhias aéreas podem se recusar a transportá-lo. Aliás, existem vários casos pelo mundo de gordinhos que não puderam embarcar e que inclusive foram convidados a se retirar do avião por não caberem nos assentos. Assim, tenha em mente que, se o braço da sua poltrona não descer e o cinto de segurança não fechar, é possível que você não saia do solo.
Fonte da imagem: shutterstock
Se você é do tipo que adora decotes vertiginosos, desfilar com as pernocas de fora ou usar calças equilibradas no meio do traseiro, talvez seja uma boa ideia adotar um estilo mais discreto na hora de voar. As empresas aéreas contam com um “contrato de transporte” e, em alguns casos, existem cláusulas que lhes dão o direito de expulsar passageiros que estejam vestidos de forma inapropriada.
Fonte da imagem: shutterstock
Vamos ser sinceros! Ainda bem que existe esse tipo de regra. Já pensou encarar um voo de 14 horas sentando ao lado de algum fedidinho? Ninguém merece esse castigo, e as companhias aéreas podem negar o acesso a passageiros que exalem odores desagradáveis. Portanto, já sabe, não é mesmo? Capriche no banho e dê uma reforçada no desodorante antes de embarcar.
Fonte da imagem: shutterstock
Você morre de medo de voar e acha que é uma boa ideia tomar umas e outras no terminal antes de embarcar? Então, tenha cuidado para não exagerar — e tenha em mãos um “kit- manguaça”, composto de balas de menta, colírio e antiácidos —, pois se os atendentes acharem que você está bêbado, existe uma grande possibilidade de que você seja proibido de entrar no avião, e de ter afogado os seus medos a toa.
Fonte da imagem: shutterstock
Não existe qualquer problema em tirar os sapatos enquanto você estiver voando, e muitas companhias aéreas fornecem meinhas e pantufas para serem usadas durante trajetos de longa duração. No entanto, isso não significa que você possa entrar na aeronave com os pezões no chão, portanto, controle o seu ímpeto de estar em contato direto com a natureza e se lembre de que os calçados podem servir de proteção extra no caso da situação descrita no item 3.
Fonte da imagem: shutterstock
Passageiros com problema de atitude, desses que são grosseiros ou se recusam em obedecer as ordens dadas pelos comissários, podem ser — e muitas vezes são mesmo — expulsos dos voos. Aliás, de vez em quando ficamos sabendo desta ou daquela celebridade que foi “convidada” a se retirar do avião depois de se recusar a desligar o celular ou por perturbar outros passageiros, por exemplo.