
Ciência
27/05/2014 às 10:36•2 min de leitura
Nosso nome é uma coisa importante. Basta pensar em como você se sente quando encontra um produto com o seu nome ou vê aquelas letrinhas mágicas que identificam você estampadas em algum lugar. Pessoalmente, confesso que já comprei um vinho por impulso só porque vi o meu nome no rótulo...
É por essas e outras que algumas empresas investem pesado em estratégias de marketing que tragam o nome de cada um de seus clientes. Então, se nosso nome é algo tão importante assim, já parou para pensar como uma pessoa – que pode ser você mesmo – se sente quando seu nome não é lembrado?
De acordo com um dos cursos oferecidos pelo Dale Carnegie Training, o som mais importante que uma pessoa pode ouvir em qualquer idioma é o seu próprio nome. Nesse sentido, o curso ressalta que lembrar o nome das pessoas aumenta sua popularidade, ajuda nos negócios e na sua profissão, ajuda a fazer amigos, melhora seus contatos sociais e evita embaraços já que você demonstra interesse nos outros.
Apesar do nosso nome ser extremamente importante para nós, o nome das outras pessoas é apenas mais uma palavra, o que faz com que o nosso cérebro se esqueça com facilidade. Por isso, se o seu problema é memória, não se preocupe. O material do curso aponta que se lembrar dos nomes das pessoas é uma habilidade como qualquer outra e, por isso, pode ser desenvolvida e fortalecida através de treinos.
Existem várias técnicas para memorizar o nome das pessoas, porém, de acordo com o Dale Carnegie Training, a mais efetiva delas se chama “Imagem Mental”. Esse truque é mais eficaz porque faz com que nossa mente recupere cenas e imagens através de associações que ajudam a memorizar nomes e o que mais você quiser.
Para que a técnica funcione, você precisa gravar bem a fisionomia e o corpo da pessoa e imaginá-la fazendo alguma coisa que possa ser facilmente associada ao seu nome. Dessa maneira, quando você recuperar essa memória, a cena que você imaginou ajudará a lembrar do nome da pessoa em questão.
Então, na próxima vez em que você se encontrar com alguém, preste bastante atenção na conversa para poder usar os detalhes para criar a memória que estará associada ao nome. Profissão, características físicas, lugar de origem ou algum traço da personalidade podem ajudar nessa tarefa.
A partir desses detalhes, você pode imaginar uma situação exagerada, repleta de cores e movimento. Quanto mais sem sentido for a memória, maiores são as chances de você se lembrar. Isso porque nossa mente é bombardeada com informações triviais a todo o momento, então temos uma tendência a nos lembrar de coisas que se destacam com mais facilidade. O ideal é que as imagens sejam absurdas o suficiente para nunca acontecerem na vida real.
Vamos supor que você acaba de ser apresentado à Bruna Fujie (nossa querida designer de ascendência nipônica). Para não esquecer o nome dela, podemos imaginá-la tentando escalar o Monte Fuji – lá no Japão – cercado de uma bruma que dificulta sua tarefa. Ou, se você esbarrasse com o Renan Hamann (nosso caro redator do TecMundo), poderia imaginá-lo assistindo He-Man quanto é atropelado por uma rena. Absurdo, não é mesmo?!
Você já pode começar a usar a sua criatividade e praticar esse truque para memorizar o nome das pessoas. Apenas certifique-se de que você entendeu o nome corretamente e não tenha vergonha de perguntar novamente caso não tenha compreendido. E experimente essa técnica para memorizar o que mais você quiser. Treine sua mente e não se esqueça de compartilhar conosco o resultado.