Estilo de vida
13/01/2016 às 07:15•2 min de leitura
Aqui no Mega nós falamos bastante sobre Psicologia e assuntos relacionados a comportamento. Dentro desses temas, costumamos abordar também conteúdos relacionados à inteligência emocional, que nada mais é do que a capacidade que algumas pessoas têm de lidar com os acontecimentos, sejam eles bons ou ruins, de modo inteligente, transformando experiências negativas em aprendizado e extraindo das positivas mais aprendizado ainda.
Se você não se acha equilibrado o suficiente para se considerar uma pessoa com alto nível de inteligência emocional, fique tranquilo, pois é possível treinar suas capacidades psicológicas e comportamentais. Para ter certeza disso, é só comparar a pessoa que você é hoje com a que era cinco anos atrás e ver quanta diferença há entre a sua versão atual e a mais antiga.
Muitas das mudanças comportamentais pelas quais passamos acontecem de forma natural, na medida em que acumulamos experiências, sucessos, fracassos e, claro, conhecimento geral e autoconhecimento. O The Independent reuniu, por meio de uma publicação popular no Quora, cinco coisas que pessoas com altos níveis de inteligência emocional costumam fazer. Confira e veja se estas características fazem parte do seu comportamento também:
Pessoas com altos níveis de inteligência emocional são boas ouvintes e sabem falar na hora certa, além, é claro, de controlar muito bem o que dizem e a forma como dizem. Em uma conversa, demonstram interesse e respeito pela pessoa que está falando.
Pessoas com uma boa inteligência emocional costumam analisar as situações como um todo e, se sentem que não têm certeza a respeito de um assunto, preferem não falar muito sobre ele e escolhem a posição de observadoras – assim elas aprendem mais, não passam vergonha falando sobre o que não sabem e aproveitam para analisar as outras pessoas.
Lembra que falamos a respeito de autoconhecimento no início do texto? Então... Isso tem muito a ver com autocontrole também, que é, basicamente, a capacidade que uma pessoa tem de saber analisar o que sente e, dessa maneira, trabalhar melhor suas reações diante desses sentimentos.
Todos nós às vezes sentimos raiva, certo? A pessoa emocionalmente inteligente consegue refletir a respeito dessa raiva e filtrar suas reações, de modo a evitar crises de fúria, discussões desnecessárias e qualquer atitude que possa causar arrependimento.
Vamos lá: ninguém tem paciência para aquele tiozão que faz piada sobre todas as coisas, e da mesma maneira costumamos não chegar perto de gente que vive com a cara fechada. Isso é fato. O meio-termo entre uma coisa e outra é uma pessoa que sabe fazer graça em momentos oportunos, que não vive cutucando os amigos e contando pela enésima vez a piada do pavê ou pá cumê, mas também não desconta seus momentos de mau humor (quem não tem?) nas outras pessoas.
Digamos que uma pessoa está em seu primeiro mês em uma nova função na empresa para a qual trabalha. Se ela tem uma boa inteligência emocional, saberá que não tem problema algum pedir para que o supervisor dê um feedback a respeito de seu desempenho, apontando erros e acertos. Além do mais, isso demonstra interesse.
Esse tipo de retorno pode vir acompanhado de críticas, mas pessoas emocionalmente inteligentes sabem que críticas fazem parte da vida de todo mundo e, em vez de entristecerem com elas, começam a mudar de atitude para melhorarem. Se precisam dizer o que pensam sobre o trabalho ou o comportamento de outra pessoa, sabem fazer isso e vão além de observações simplistas como “legal” ou “chato”.
Você se considera uma pessoa emocionalmente inteligente? Comente no Fórum do Mega Curioso