Artes/cultura
14/06/2013 às 07:29•2 min de leitura
Dormir é uma das coisas mais importantes que você precisa fazer para manter a saúde em dia. E como é incrível saber que essa atividade tão boa é saudável! Infelizmente, algumas pessoas têm problemas para conseguir pegar no sono, e o dia seguinte é sempre uma tortura, com boas doses de sonolência e mau humor. Haja café! Porém, você sabia que existem alguns truques simples que garantem uma noite de sono mais bem aproveitada? Vamos a eles:
Fonte da imagem: Pixabay
Pelo menos não perto do seu horário de dormir, já que a prática de atividades físicas aumenta a temperatura corpórea e libera substâncias estimulantes. O correto é ir para a academia bem antes do seu horário de pegar no sono – nesse caso, malhar vai ajudar você a dormir melhor, já que seu corpo será estimulado durante o resto do dia para, só depois, ficar realmente relaxado e querer aquele encontro merecido com a sua cama.
Fonte da imagem: Pixabay
E não fique muito tempo na internet também se quiser dormir tranquilamente. Estudos comprovam que a luz emitida por televisores, computadores, celulares e afins pode interromper a produção de melatonina, o hormônio responsável pela sensação de sono.
Fonte da imagem: Pixabay
Se você está acostumado com a ideia de que tomar um bom banho quente vai ajudá-lo a dormir melhor, está certo. O problema é quando você deita em sua cama com o corpo muito quente. A produção de suor e o aumento da temperatura corpórea atrapalham o seu sono, então o ideal é esperar seu corpo voltar à temperatura normal antes de se jogar embaixo das cobertas.
Fonte da imagem: Pixabay
Tudo bem que é preciso beber dois litros de água por dia para suprir as necessidades do seu organismo, mas é sempre inteligente escolher o horário para fazer isso, pela razão óbvia de que você talvez não queira levantar duas vezes durante a noite para fazer xixi. Líquidos que contêm substâncias como álcool e cafeína também devem ser evitados, devido às características estimulantes dessas bebidas.
Fonte da imagem: Pixabay
Tudo bem que você tem aquela apresentação no seu trabalho ou aquele livro incrível que você não quer deixar de ler nem por um minuto, mas é importante lembrar que essas atividades mentais são capazes de deixar seu cérebro ligado por mais tempo, fazendo com que você demore mais para conseguir dormir. Aquela conversa de “só mais uma página” deve ser evitada.
Fonte da imagem: Pixabay
Ou gato ou qualquer que seja o seu animal de estimação. Por mais que você ache linda a ideia de dormir bem ao lado de seu bichinho favorito, é preciso saber que mesmo uma criatura bem menor do que você pode ocupar um espaço considerável na sua cama e fazer com que você durma menos do que poderia.
Fonte da imagem: Reprodução/SheKnows
Este não deve acontecer à noite, pode ter certeza. Ter grandes conversas e discussões antes de ir dormir vai provavelmente diminuir a qualidade do seu sono, e não é isso o que você quer, então deixe para colocar os pingos nos is no dia seguinte, talvez no horário do almoço. Seu corpo agradece.
Fonte da imagem: Pixabay
O ideal é estar pronto para quando o sono bater, e a lógica aqui é bem simples: ninguém gosta de estar caindo de sono e, de repente, ter que escovar os dentes, vestir o pijama e arrumar a cama para deitar. O ideal é fazer tudo isso enquanto você ainda estiver em condições.