Estilo de vida
21/12/2016 às 11:00•2 min de leitura
Por que será que os homens têm pomo-de-adão, mas as mulheres não? Antes de responder a essa sua pergunta, precisamos informar que as mulheres têm, sim, pomos-de-adão. A questão é que essa estrutura é diferente de um gênero para outro e nós já vamos explicar os motivos.
Primeiro é preciso que você entenda que essa protuberância estranha é resultado da convergência de duas partes do corpo humano: a cartilagem da tireoide – a maior de todas – e a laringe. O formato que conseguimos ver por fora é a pontinha da frente da cartilagem da tireoide, que funciona como se fosse um escudo.
Essa estrutura é mais visível em homens devido ao fato de que eles têm ossos maiores e proeminentes, além de que as laringes crescem de um jeito para mulheres e de outro para homens, sendo que nesse caso elas precisam acompanhar o formato dos ossos maiores, o que acaba por “empurrar” a cartilagem e deixá-la mais avantajada.
Outro fator que importa é a estrutura que homens e mulheres precisam ter para abrigar suas cordas vocais. No caso dos homens, que têm, geralmente, vozes mais fortes, a estrutura precisa ser maior também. Isso, somado à questão dos ossos, faz com que essa protuberância seja vista nos meninos, mas não nas meninas. Simples assim. É tudo uma questão de anatomia.
Fonte da imagem: Reprodução/EVZ
Agora, se você é desses curiosos insaciáveis que, à medida que sabem alguma coisa, já querem fazer novas perguntas, nós sabemos que você está se perguntando a respeito da origem desse nome bizarro. A primeira dica quase mata a charada: pomo de quê? De adão. E quem foi o Adão mais conhecido de todos os tempos, aquele que sucumbiu aos pecados da carne, que se apaixonou pela mocinha Eva e cometeu o pecado de morder o fruto proibido? Esse mesmo.
A Bíblia, que é o livro mais lido do mundo, relata essas passagens — do fruto, de Adão, de Eva, do Paraíso e do começo de tudo, da origem dos pecados — de uma maneira metafórica. A partir dessa analogia entre o morder o fruto e o engolir do pecado, os homens começaram a acreditar que a protuberância da qual estamos falando é, na verdade, um pedacinho de maçã que deixou de ser engolido.
Histórias como essa passavam de geração para geração e muitos resquícios dessa quase mitológica comparação existem até hoje, inclusive na nomenclatura de uma parte da anatomia humana. É preciso deixar claro que a intenção deste texto não é contestar crença religiosa alguma, mas contar a história de uma parte do corpo humano. Por fim: pomo, para quem não sabe, é fruto, desses carnosos e suculentos.