Ciência
21/11/2019 às 10:40•1 min de leitura
As garrafas de refrigerante e de alguns energéticos geralmente têm cinco "pontas" na parte inferior, ou seja, cinco saliências em seu fundo. Não é um design tão bonito, mas essa de fato não é a intenção delas. Existe uma explicação de caráter prático para que o fundo dessas garrafas seja assim.
Essas "pontas" servem para dar mais solidez, mais força. Em outras palavras, o design do fundo da embalagem do refrigerante faz com que ela ganhe uma resistência muito maior.
Refrigerantes e energéticos são, geralmente, servidos bem gelados. Quando um líquido passa por um processo de resfriamento, o seu volume se altera. Entretanto, o mesmo não pode ocorrer com a garrafa, ou seja, ela não pode ser "dobrada", amassada ou ficar retorcida de forma alguma.
Nesse contexto, essas saliências do fundo podem se contrair ou expandir suavemente sem permitir que o recipiente quebre, o que ajuda a lidar com a mudança de volume do líquido.
Outra razão para que o fundo das embalagens tenha esse formato é que, como a maioria dos refrigerantes é pressurizada por conta do gás da bebida, a embalagem precisa ser capaz de aguentar essa pressão. Além disso, é fundamental que ela consiga promover uma absorção dos impactos e choques caso caia no chão ou em outro lugar.
Ademais, o fato de ela ir afinando em direção ao topo e seu fundo ser arqueado para dentro conferem um maior grau de estabilidade a ela. Coisas de design.