Artes/cultura
04/10/2012 às 12:51•1 min de leitura
(Fonte da imagem: Reprodução/El Mundo)
De acordo com uma notícia publicada pela BBC, um grupo de pesquisadores franceses descobriu que o veneno da mamba-negra, uma das cobras mais venenosas do planeta, possui propriedades analgésicas tão potentes quanto as da morfina.
Segundo a publicação, a picada de uma mamba — ou Dendroaspis polylepis — é capaz de matar um homem adulto em questão de poucos minutos. Contudo, os pesquisadores descobriram que essa mesma substância é capaz de formar pequenas cadeias proteicas que inibem o mecanismo responsável pelas sensações de dor, tanto no sistema nervoso central como no periférico.
Essas cadeias, batizadas de “mambalginas”, além de serem tão eficazes quanto a morfina no combate à dor não apresentam os mesmos efeitos colaterais dessa droga, nem oferecem o mesmo perigo que o veneno da mamba.
De momento, a mambalgina somente foi testada em ratinhos e não apresentou nenhum efeito tóxico para esses animais. Entretanto, apesar do incrível potencial para tratar a dor, existe um longo caminho a ser percorrido até que essa substância seja comercializada.