Ciência
24/08/2015 às 10:55•1 min de leitura
O cérebro humano é o órgão mais complexo de todos e, em termos de conhecimento científico, pode-se dizer que ainda sabemos pouco sobre seu funcionamento. Recentemente, porém, um grupo de cientistas conseguiu uma façanha surpreendente: pela primeira vez, um cérebro humano foi criado em laboratório.
Parece roteiro de ficção científica, mas é verdade. De acordo com informações do The Independent, o órgão é uma espécie de miniatura, tem o tamanho de uma borracha daquelas que são acopladas a alguns lápis e contém 99% dos genes presentes no cérebro de um feto humano, com uma estrutura já identificável.
A expectativa é a de que esse cérebro seja útil nos estudos voltados a doenças degenerativas, como o Mal de Alzheimer e o Parkinson. Acredita-se também que a estrutura poderá servir como base para uma melhor compreensão a respeito do autismo.
De acordo com o professor Rene Anand, que comanda o experimento com outros cientistas da Universidade Estadual de Ohio, a estrutura não apenas se parece com um cérebro em desenvolvimento. Ela também tem as mesmas células e quase todos os genes contidos no cérebro humano.
Anand explica também que uma das dificuldades maiores relacionadas aos estudos do cérebro está no fato de que é difícil compreender as funções específicas do órgão de uma pessoa morta ou por exames de imagem, apenas. Nesse aspecto, o cérebro criado em laboratório poderá ser mais bem explorado enquanto vivo, o que é um avanço gigantesco para a neurociência e a medicina como um todo.
Por enquanto, cientistas estudam o cérebro de ratos, que têm estruturas anatômicas muito semelhantes às nossas. Ainda assim, como estamos falando de semelhanças, estudar o cérebro humano com base em uma estrutura 99% parecida com a do órgão pensante de uma pessoa de verdade vai ser um grande progresso.
O que mais você acha que poderia ser criado em laboratório? Comente no Fórum do Mega Curioso