Ciência
01/12/2018 às 06:00•2 min de leitura
1 – Os pesquisadores que o primeiro caso de HIV em humanos aconteceu em Kinshasa, no Congo, por volta de 1920.
2 – Em 1985, quando o preconceito contra a doença era incrivelmente alto, a Madre Teresa de Calcutá abriu um centro para doentes de AIDS em Nova York.
3 – Uma em cada oito pessoas infectadas pelo HIV não sabe que é portadora do vírus.
4 – Um em quatro adultos na Suazilândia, na África, é portador do HIV.
5 – Quase uma em cada cinco pessoas na África do Sul é HIV positiva — o que significa que o país tem um dos maiores índices de infectados do mundo.
6 – Aqui no Brasil, em 2015, havia 830 mil pessoas vivendo com o vírus da AIDS.
7 – O número de mortes relacionadas com a doença no nosso país foi estimado em 15 mil no ano passado.
8 – Por volta de 16% da população lituana são resistentes ao HIV.
9 – Na Alemanha, 1% da população é geneticamente imune ao HIV.
10 – Existem cinco países no mundo — Egito, Iraque, Qatar, Singapura e Ilhas Turcas e Caicos — que exigem a apresentação de exames de sangue que comprovem que os visitantes não são portadores do HIV. Outros cinco países (Brunei, Omã, Sudão, Emirados Árabes e Iêmen) têm proibição total à entrada e permanência de pessoas vivendo com o vírus.
11 – Também existem 17 nações que deportam os visitantes se seu estado sorológico (positivo) for descoberto, 36 que apresentam alguma forma de bloqueio à entrada e permanência de portadores do vírus e 141 países que não possuem qualquer restrição às pessoas infectadas ou vivendo com o HIV.
12 – O homem que foi considerado como “Paciente Zero” da AIDS no continente americano, ou seja, como a pessoa que teria sido responsável pela introdução do HIV nas Américas, não foi a primeira fonte do vírus. Pesquisas apontaram que a doença já se encontrava em circulação antes de esse indivíduo ser identificado.
13 – O famoso escritor de ficção científica Isaac Asimov faleceu em consequência de complicações relacionadas com a AIDS. Ele contraiu o HIV em uma transfusão de sangue que ele recebeu durante uma cirurgia cardíaca.
14 – Nelson Mandela perdeu seu filho para a AIDS.
15 – Nos anos 70 e 80, a Bayer comercializou produtos contaminados com o vírus HIV e da hepatite C, causando a contaminação de 10 mil pessoas só nos EUA.
16 – Até onde se sabe, a última vez que alguém contraiu o HIV nos EUA em uma transfusão de sangue foi no ano de 2008.
17 – A AIDS se tornou a principal causa de morte entre os adolescentes africanos.
18 – Desde que a epidemia teve início, isso em 1980, o Brasil acumulou 656.701 casos registrados de AIDS.
19 – Em 2011, foram notificados 38.776 casos no país, deixando a taxa de incidência por aqui em 20,2 casos por 100 mil habitantes.
20 – A forma mais frequente de transmissão entre pessoas com mais de 13 anos de idade é a sexual e, no mundo, 85% da contaminação acontecem através de relações heterossexuais. Portanto, use camisinha. Sempre!
*Publicado originalmente em 01/12/2016.
***
Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!