Artes/cultura
18/06/2014 às 06:38•2 min de leitura
Você já ouviu aquele papo de que quanto mais simétrico é o rosto de uma pessoa mais ele é percebido como atraente pelos demais? Pois, apesar de o corpo humano apresentar assimetrias dos pés à cabeça — o que significa que todas as faces contam com diferenças entre o lado direito e o esquerdo —, existem gráficos e medidas bem específicas que estabelecem o grau de semelhança e, portanto, perfeição de um rosto.
Segundo alguns estudos, uma face perfeitamente equilibrada apresenta a medida do comprimento do rosto aproximadamente uma vez e meia superior à medida da largura. Mas o cálculo não para por aí. A face também é divida em três segmentos — desde a linha dos cabelos, na testa, até um ponto bem no meio dos olhos, do meio dos olhos até a parte inferior do nariz e dessa posição até o queixo — que devem ter medidas semelhantes.
Por último, um rosto perfeito também deve ter a orelha do mesmo tamanho que o comprimento do nariz, e a largura de cada um dos olhos deve ter a mesma medida que o espaço existente entre eles. Mas será que as feições perfeitamente simétricas realmente são mais belas?
Pensando nisso, SaritaOsita23, um usuário do imgur, resolveu fazer um teste, criando imagens espelhadas a partir dos rostos de personalidades famosas, algumas das quais são tidas como belezas clássicas. Confira o resultado a seguir e conte para a gente nos comentários qual é a sua opinião sobre essas medidas: