Esportes
07/04/2021 às 07:00•2 min de leitura
Manter a concentração no trabalho nem sempre é fácil, principalmente em meio ao home office, que passou a ser adotado em peso desde o início da pandemia do novo coronavírus. Celular tocando, mensagens e notificações chegando sem parar e barulhos de todos os tipos são algumas das distrações.
Uma forma simples e barata de mudar essa situação é investir em um cardápio que melhore o funcionamento cerebral, propicie mais disposição e ao mesmo tempo potencialize o sistema imunológico. Conheça 8 alimentos que melhoram a concentração na hora do trabalho.
(Fonte: Pixabay)
Esta enzima presente no espinafre, abacate, semente de gergelim, brócolis e oleaginosas combate a ação dos radicais livres nas membranas e facilita a oxigenação das células do corpo.
(Fonte: Pixabay)
Além de prevenir gripes, resfriados e outras doenças, o gengibre bloqueia a placa beta-amiloide, tóxica para os neurônios, e ajuda a regular a memória, o aprendizado e o sono.
(Fonte: Pixabay)
Rica em ginsenosídeos, substância capaz de promover a melhora do fluxo sanguíneo cerebral e da atividade cognitiva, a planta aumenta as capacidades de concentração e memorização.
(Fonte: Pixabay)
Encontrada no café, chás e outros produtos, ela funciona como um estimulante do sistema nervoso central, mas é preciso ter cuidado para não exagerar na dose.
(Fonte: Pixabay)
Outra opção com ação estimulante, a canela também é conhecida por seu efeito antioxidante, evitando a degeneração das células humanas, reduzindo os danos cerebrais e protegendo os neurônios.
(Fonte: Pixabay)
Os alimentos ricos em ômega-3 (peixes, nozes, castanhas, linhaça etc) também são bons para melhorar a concentração e o foco no trabalho e nos estudos. Este ácido age acelerando as respostas cerebrais, permitindo aprender mais rapidamente.
(Fonte: Pixabay)
Melhoria das funções cognitivas correlatas e da memória e o combate ao acúmulo dos radicais livres no tecido nervoso são alguns dos benefícios do extrato da planta medicinal, cujas folhas ainda combatem cefaleias e a perda de atenção.
(Fonte: Pixabay)
A fruta traz vários compostos essenciais para os neurônios, incluindo luteína, selênio e colina, auxiliando no aperfeiçoamento das conexões neurais e na recuperação da capacidade de concentração.