6 experimentos de física que transformaram nossa compreensão do mundo

26/10/2024 às 18:002 min de leituraAtualizado em 26/10/2024 às 18:00

Alguns experimentos são mais do que apenas marcos históricos; eles representam a curiosidade humana e a busca incessante por conhecimento.

Cada descoberta abriu portas para novas perguntas e inovações, mostrando que a física não é apenas uma disciplina, mas uma parte essencial de nossas vidas. Aqui estão seis experimentos que mudaram o mundo de maneiras fundamentais.

1. A revolução da conservação de energia

Aparato experimental utilizado por Joule. (Fonte: Wikimedia Commons/Reprodução)

Imagine uma roda de pás girando em um tanque de água. Essa foi a cena do experimento de James Prescott Joule, que demonstrou a lei da conservação de energia.

Em 1845, ele fez com que um peso caísse, fazendo a roda girar e transferindo a energia potencial da queda para a energia térmica da água. Essa descoberta foi tão impactante que se tornou a primeira lei da termodinâmica!

2. O prisma de Newton e a luz colorida

O prisma de Newton. (Fonte: Getty Images/Reprodução)

Em 1672, Isaac Newton mostrou que a luz branca não é apenas uma massa homogênea, mas sim um arco-íris escondido. Usando um prisma, ele decompôs a luz branca em várias cores, revelando a paleta vibrante do espectro. Foi essa descoberta que lançou as bases da óptica moderna.

3. A lei da gravidade

A queda da maçã inspirou a Lei da Gravitação de Newton. (Fonte: Getty Images/Reprodução)

Ah, a famosa história da maçã! Acredita-se que Isaac Newton formulou sua teoria da gravidade ao observar uma maçã caindo de uma árvore. Em 1687, ele afirmou que a mesma força que faz a maçã cair também mantém a lua em órbita ao redor da Terra.

A ideia de que forças invisíveis governam o movimento dos corpos celestes mudou nossa compreensão do universo. E, claro, isso foi apenas o começo, já que Einstein mais tarde refinaria essa teoria com sua teoria da relatividade.

4. A revolução heliocêntrica

Galileu foi um dos defensores do heliocentrismo. (Fonte: Getty Images/Reprodução)

Antes de Copérnico e Galileu, a maioria das pessoas acreditava que a Terra era o centro do universo. Então, a ideia de que o sol era o verdadeiro protagonista foi um verdadeiro “boom” na época.

Em 1610, Galileu usou seu telescópio para observar Vênus em fases diferentes, mostrando que, sim, os planetas orbitam o sol. Essa mudança causou um tremendo alvoroço, especialmente com a Igreja Católica, que não estava nada feliz com a nova visão do mundo.

5. A era da radioatividade

Marie Curie. (Fonte: Getty Images/Reprodução)

Marie Curie, uma verdadeira pioneira da ciência, começou suas investigações sobre radioatividade em 1897. Ela descobriu que elementos como tório e urânio emitem radiação independentemente de fatores externos.

Mais tarde, em suas pesquisas, ela isolou o rádio e o polônio, responsáveis por avanços significativos para a ciência e a área médica. No entanto, sua incansável busca pelo conhecimento teve um custo: Marie faleceu em decorrência da exposição à radiação.

6. A expansão do cosmos

Hubble revelou que as galáxias se afastam da Terra, levando à teoria do Big Bang. (Fonte: Getty Images/Reprodução)

Em 1929, Edwin Hubble olhou através de seu telescópio e fez uma descoberta surpreendente: as galáxias estão se afastando da Terra! Isso levou à formulação da teoria do Big Bang, que transformou nossa compreensão sobre a origem do universo.

Hubble observou que quanto mais longe uma galáxia está, mais rápido ela se afasta. Essa revelação deu uma nova perspectiva ao cosmos e continua a intrigar os cientistas até hoje.