Artes/cultura
05/04/2024 às 12:00•2 min de leituraAtualizado em 05/04/2024 às 12:00
Um dos principais eventos astronômicos do ano, o eclipse solar total de 2024 acontecerá no dia 8 de abril. Para quem pretende observá-lo, bem como os próximos fenômenos do tipo, é essencial utilizar óculos de proteção adequados para evitar danos graves aos olhos causados pelos raios solares.
O eclipse total acontece quando o Sol, a Lua e a Terra estão completamente alinhados, fazendo com que os raios solares fiquem temporariamente bloqueados. O evento desperta grande curiosidade nas pessoas, que tendem a olhar diretamente para o astro.
No entanto, olhar para o Sol sem óculos para eclipse solar é prejudicial à visão. A prática coloca em risco a mácula, região central da retina responsável pela visualização de cores e detalhes, que pode sofrer uma lesão fotoquímica ao receber doses cumulativas de luz azul e calor.
De acordo com o professor de ótica e engenharia biomédica da Universidade de Rochester, nos Estados Unidos, James Zavislan, a combinação leva à degradação da retina. Entre os efeitos de longo prazo, existe a possibilidade de perda permanente da visão.
Trazendo lentes revestidas de mylar, uma película de poliéster com propriedades de isolamento e resistência térmica, os óculos para eclipse solar filtram porções do espectro da luz do Sol que prejudicam os olhos. A luz ultravioleta é uma delas, com o seu bloqueio reduzindo riscos de danos à córnea.
Zavislan também destaca que o acessório é capaz de filtrar comprimentos de onda mais próximos das luzes azul e infravermelha, esta última associada ao calor. Já a parte externa possui uma película metálica reflexiva, localizada em um substrato absorvente que atenua os perigos dos raios solares em caso de arranhões nas lentes.
Outro detalhe destacado pelo acadêmico é que os óculos para observação do eclipse solar total precisam ter certificação ISO 12312-2. O padrão abrange todos os produtos para visualização direta do Sol, reforçando a proteção da visão, lembrando que o usuário deve verificar se o produto apresenta arranhões na lente, inviabilizando a sua utilização.
Na ausência de óculos específicos para observação do eclipse solar, algumas pessoas improvisam com o uso de óculos de Sol convencionais ou a câmera do celular. Mas nenhuma dessas opções são recomendadas, conforme Zavislan.
Segundo o professor, os óculos comuns não se destinam a proteger os olhos da visão direta nem possuem a certificação necessária, o mesmo acontecendo com as lentes dos smartphones. No caso dos celulares, ainda há o risco de danos ao sensor fotográfico apontado para o Sol.