Mudanças climáticas podem provocar terremotos?

13/07/2024 às 10:002 min de leituraAtualizado em 13/07/2024 às 10:00

Os terremotos são um dos fenômenos naturais mais assustadores do planeta, deixando para trás grandes rastros de destruição nas cidades e criando alguns desastres secundários, como incêndios, deslizamentos de terra e tsunamis. Para piorar a situação, as mudanças climáticas que a Terra tem enfrentado têm causado um aumento em diversos outros desastres naturais, como incêndios florestais e furacões.

Sendo assim, podemos presumir que veremos mais terremotos conforme a situação climática do mundo se deteriora? A mais breve resposta é que sim, possivelmente os terremotos se tornarão mais frequentes com o tempo. Porém, a situação é um pouco complexa. 

Surgimento de terremotos

Pesquisadores alertam para aumento da incidência de terremotos devido às mudanças climáticas.
Pesquisadores alertam para aumento da incidência de terremotos devido às mudanças climáticas. (Fonte: Getty Images)

Os terremotos ocorrem quando duas placas tectônicas colidem entre si. O calor que emana das profundezas da Terra faz com que essas placas se movam em média 1,5 cm por ano, fazendo com que elas se esfreguem umas nas outras. Isso gera uma pressão nessas áreas até criar um ponto de ruptura, liberando energia que causa os abalos sísmicos.

Contudo, diferente de outros desastres naturais, os terremotos são muito difíceis de prever — o que torna as evacuações planejadas bastante difíceis. Para piorar esse cenário, é bem provável que as mudanças climáticas façam com que os terremotos aconteçam com maior frequência e até mesmo com mais intensidade.

O motivo? O aquecimento global tem causado o derretimento de geleiras e o aumento do nível do mar em todas as partes do mundo. Por consequência, essa água derretida pressiona baixo até que a pressão seja liberada. Quando isso acontece, as diferenças de pressão podem fazer com que alhas que antes estavam dormentes disparem repentinamente, gerando mais terremotos. 

Preocupação com o futuro

Aumento do nível do mar é um dos fatores que poderia favorecer maior número de terremotos. (Fonte: GettyImages)
Aumento do nível do mar é um dos fatores que poderia favorecer maior número de terremotos. (Fonte: Getty Images)

À medida que o nível do mar sobe, a pressão subaquática no fundo do mar também sobe. Sendo assim, a pressão sobre as falhas perto de regiões costeiras também aumentará, colocando algumas cidades importantes como alvo. Pesquisadores indicam que terremotos estão previstos para acontecer perto de São Francisco e Los Angeles, nos Estados Unidos, nas próximas décadas.

Estudos também indicam que mesmo uma sensibilização imediata dos humanos a respeito das mudanças climáticas ainda não seria suficiente para frear os danos futuros. Mesmo se parássemos de produzir gases de efeito estufa (GEEs) agora, levaria pelo menos 1 mil anos até que o aumento do nível do mar parasse. 

O aumento do nível do mar também fará com que tsunamis desencadeados por terremotos atinjam cada vez mais o interior das terras com o passar do tempo. Os oceanos mais quentes, como resposta ao aquecimento global, também levarão ao aumento das chuvas, o que também deve aumentar o risco de deslizamentos induzidos por terremotos. De todo modo, é preciso ressaltar: os cientistas ainda não sabem ao certo o que acontecerá e quando acontecerá, mas o sinal de alerta já está ligado. 

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: