Estilo de vida
15/05/2013 às 08:03•2 min de leitura
Crédito: Thinkstock
Não há dúvidas sobre os benefícios dos exercícios para a saúde geral do ser humano e para a prevenção de algumas doenças, como as cardíacas. Agora, mais um estudo recente realizado pela Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos, revelou que a atividade física pode ter um papel importante na redução do risco de câncer de mama, afetando a forma como o corpo decompõe o hormônio estrogênio, que está ligado ao surgimento e avanço da doença.
Os pesquisadores afirmaram que os estudos observacionais já haviam mostrado fortemente uma associação entre baixo risco de câncer de mama com o aumento do exercício físico, mas eles ainda tinham pouca informação a respeito da razão desse efeito. "Este é o primeiro estudo a mostrar que o exercício aeróbico influencia a forma como nossos corpos decompõem o estrogênio para produzir metabólitos 'bons' que reduzem o risco de câncer de mama", disse a pesquisadora Mindy S. Kurzer em um comunicado.
Leia também:
O estudo foi realizado com 391 mulheres saudáveis na pré-menopausa que levavam uma vida sedentária, sendo que 179 delas foram colocadas em um grupo de controle, em que continuaram a viver dessa forma, enquanto 212 foram para um grupo que se exercitava com 30 minutos de atividade aeróbica por cinco dias por semana, durante quatro meses.
Feito isso, os pesquisadores colheram amostras de urina das mulheres a fim de medir três tipos de estrogênios e seus metabólitos benéficos. Assim, os resultados mostraram que as mulheres que estavam no grupo de atividade física tiveram um aumento da proporção do metabólito de estrogênio protetor, enquanto que para o grupo sedentário essa proporção não teve alteração.
Em uma pesquisa anterior, publicada no ano passado, já foi revelada a ligação entre exercício e risco de câncer de mama, sendo que a associação mais contundente foi a de que o exercício diminui o peso. Portanto, com a redução da gordura, que contém uma grande quantidade de estrogênio no tecido adiposo, o risco de câncer também é diminuído.