Artes/cultura
05/04/2018 às 04:40•2 min de leitura
Quando visitamos galerias e museus, o mais comum é que a gente se depare com retratos de personagens famosos criados com pinceladas talentosas ou, quem sabe, a partir de colagens ou algo parecido. No entanto, o artista Phil Vance encontrou uma forma diferente de fazer isso: em vez de fotografar ou passar horas aplicando acamadas de tinta sobre uma tela, ele recria feições, sombras, contornos e detalhes com o uso das palavras que as pessoas ou protagonistas disseram em algum momento. Veja um exemplo:
O famoso Coringa de “Batman: O Cavaleiro das Trevas” (Phil Vance)
De acordo com Emma Taggart, do site My Modern Met, a série foi batizada de “In Their Own Words” — “Em Suas Próprias Palavras” em tradução livre — e tem como propósito transmitir mais do que uma imagem ao público, permitindo que os observadores possam ler os pensamentos dos personagens retratados e “ver” o que se passava em seus interiores. Assim, para criar suas obras, Vance seleciona frases ou dizeres famosos de seus protagonistas e os reproduz uma e outra vez com tamanhos e cores diferentes até dar forma aos retratos. Confira um close da pintura acima:
Palavras e mais palavras (Phil Vance)
Legal, né? Pois para fazer um dos retratos do Coringa, Vance contou que passou mais de 100 horas compilando frases e diálogos do personagem presentes em “Batman: O Cavaleiro das Trevas”, de 2008, e usou o mesmo processo para recriar os rostos de personalidades como Pablo Picasso, Albert Einstein, Mark Twain e Nikola Tesla. Conheça melhor o trabalho do artista a seguir:
(Phil Vance)
(Phil Vance)
(Phil Vance)
(Phil Vance)
(Phil Vance)
(Phil Vance)
(Phil Vance)
(Phil Vance)
***
Você já se inscreveu para receber a newsletter do Mega Curioso? Não? Então, clique aqui e se inscreva para receber nossas doses semanais de curiosidades no seu email!