Aposte nos esportes olímpicos para perder peso e modelar o corpo

09/08/2012 às 15:444 min de leitura

undefinedFonte: Thinkstock

As Olimpíadas de Londres ainda estão a todo vapor, seguindo até o próximo domingo, dia 12 de agosto. Não há como não se surpreender e acompanhar o show de diversas modalidades de esportes com os melhores atletas do mundo de corpos sarados e perfeitos.

Todo esse encontro esportivo pode servir de inspiração para você procurar uma modalidade olímpica que combine com o seu estilo. Além de proporcionarem momentos competitivos e de superação, as práticas podem modelar o seu corpo, deixando-o bem torneado e mais leve. Os treinamentos ainda podem ser bastante divertidos, fazendo você perder peso sem sacrifícios e favorecendo o ganho de massa muscular.

Atletismo, judô, vôlei, basquete, boxe, natação, tênis, handebol, futebol e ciclismo são algumas das opções que você pode encontrar facilmente para treinar em sua cidade.

Além dessas, existem outras que não estão disponíveis em todos os lugares do Brasil, mas que também favorecem o fortalecimento do corpo de forma intensa como a ginástica artística e rítmica. Rugby e triathlon também entram nas opções que você pode praticar e que proporcionam um alto gasto calórico.

O TodaEla selecionou oito esportes olímpicos para você se inspirar, apresentando as características de cada um e os benefícios que a prática deles podem trazer para o seu corpo com os comentários do professor de lutas e aulas funcionais da academia Competition, de São Paulo, Alexandre Shimizu. Confira abaixo.

Rugby

Você já reparou como a popularidade desse esporte vem crescendo aqui no Brasil? Já é comum ver grupos de amigas se reunindo para praticar rugby, que é uma prática coletiva em que o jogo é feito com uma bola (de formato oval) que pode ser arremessada com chutes e com as mãos.

undefinedFonte: Thinkstock

Nesta modalidade, todos os grupos musculares são trabalhados, promovendo resistência física e ainda um alto gasto calórico pela corrida com a bola, pela disputa e os movimentos de arremesso. Com uma hora de treino dá para queimar até 700 calorias.

Ginástica Rítmica

Apesar de ser um esporte em que a praticante deve começar cedo, ainda criança, é possível realizar encontrar lugares com aulas de ginástica rítmica para mulheres adultas em academias ou clubes. A atividade desenvolve bastante a flexibilidade e a coordenação motora, além de queimar cerca de 500 calorias por aula.

undefinedFonte: Thinkstock

“Como toda forma de ginástica, na artística o corpo precisa trabalhar de forma integrada, o que beneficia todos os grupos musculares, melhorando a estética geral. Por utilizar em seus movimentos materiais como bola, fita, maça e arco, também há um grande trabalho de coordenação motora”, afirma o professor Alexandre Shimizu.

Boxe

Além de ser um excelente treino aeróbico, que possibilita um alto gasto calórico e queima de gordura, o boxe promove a agilidade, flexibilidade, resistência e coordenação motora. Praticar os movimentos de socos — direcionando a sua força nos sacos próprios da modalidade — também pode descarregar o seu stress, deixando você mais animada e tranquila após os treinos.

undefinedFonte: Thinkstock

Segundo o professor Alexandre Shimizu, o boxe é um treino que promove um excelente gasto calórico, podendo chegar a queimar 800 calorias por hora e ajudando na perder peso. “Os golpes (jab, direto, uppercut, cruzado ou gancho) são realizados com os braços, deixando-os mais definidos. Porém, temos muita movimentação de pernas, o que contribui para delineá-las”, afirma Alexandre.

Judô

Conhecido por ser um ótimo esporte para desenvolver a disciplina, o judô também favorece a força, flexibilidade, equilíbrio, coordenação motora, os reflexos e a agilidade. Além disso, é claro, o esporte também favorece um ótimo gasto calórico, podendo queimar até 700 calorias em uma hora de prática.

undefinedFonte: Thinkstock

De acordo com o professor, o judô é uma luta em que o objetivo é derrubar o adversário, deixando-o de costas no chão. “Para isso, os movimentos envolvem as pernas, tronco e braços, fazendo com que seja uma atividade completa, que trabalha o corpo todo”, comenta. Por isso, se você gosta de lutas, o judô também é uma ótima opção para emagrecer e deixar tudo durinho, pois trabalha com a musculatura de diversas partes do corpo.

Taekwondo

“O taekwondo tem como principal movimento os chutes, isso significa pernas mais fortes, mais flexíveis, com mais agilidade e, principalmente, mais definidas”, afirma Alexandre Shimizu. Esta luta marcial também tem fundamentos filosóficos que desenvolvem a disciplina, o respeito e o equilíbrio emocional.

undefinedFonte: Thinkstock

Na parte de gasto calórico, uma hora de prática pode chegar a queimar cerca de 600 calorias. Os movimentos do taekwondo trabalham bastante as pernas, mas também mexem com a área abdominal. “Por trabalhar com chutes giratórios, a região do abdômen tem uma solicitação muito grande, o que deixa a cintura mais fina e torneada”, diz Alexandre.

Basquete

Apesar de ter sido um esporte comum durante as nossas aulas de educação física na escola, geralmente o basquete não é levado adiante pelas mulheres como uma prática constante na sua lista de atividades físicas. No entanto, deveria, pois é uma prática que pode liquidar até 800 calorias em uma hora!

undefinedFonte: Thinkstock

Excelente para o emagrecimento e para o trabalho da musculatura de braços e pernas, o basquete é uma ótima pedida para quem quer manter a forma e se divertir com o jogo. “O basquete tem movimentos que trabalham duas regiões que toda mulher quer melhorar, pois os arremessos com salto trabalham ao mesmo tempo os glúteos e os tríceps (músculo localizado na parte superior do braço), deixando o bumbum durinho e o braço sem aquela flacidez na hora de dar um tchauzinho”, comenta o professor Alexandre.

Handebol

Outro esporte que não é tão praticado e merece a nossa atenção é o handebol. O jogo tem algumas semelhanças com o futebol, pois o objetivo é fazer pontos com a bola no gol. Porém, os movimentos de arremesso são feitos com as mãos. Devido a isso, o handebol trabalha a musculatura dos bíceps, antebraços e tríceps. Além desses, os glúteos e pernas também são favorecidos com as corridas.

undefinedPreparação Seleção Brasileira para Londres - Fonte: Reprodução/Confederação Brsaileira de Handebol

No entanto, um dos fatores mais atraentes da prática de handebol é o seu gasto calórico, que pode chegar a queimar até 750 calorias por hora! Uma ótima opção para quem deseja emagrecer.

* * *

E aí, se animou com as práticas e os seus benefícios? Agora, escolha aquele que mais combina com você e entre em forma como os atletas olímpicos!

Fonte
Imagem

Últimas novidades em Saúde/bem-estar

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: