Arte rupestre mais antiga do mundo exibe episódio de caça

16/12/2019 às 07:112 min de leitura

A mais antiga arte rupestre do mundo, que retrata uma cena de caça, foi encontrada em uma caverna situada na ilha de Sulawesi, a leste de Borneo, na Indonésia. Ela data de 43.900 anos atrás. Aliás, ela foi encontrada na mesma região onde também acharam os mais antigos estênceis manuais conhecidos do mundo, datados de 40 mil anos atrás.

A pintura ruprestre retratando um episódio de caça foi descoberta em 2017, porém só agora um estudo mais completo foi efetivamente divulgado. Maxime Aubert, um arqueólogo da Griffith University, em Nathan, na Austrália, juntamente com outros colegas pesquisadores vinham estudando e explorando dezenas de caversas pelos últimos cinco anos, tendo feito várias descobertas incríveis.

Pintura rupestre retratando caçadores teriantropos e um búfalo anão. Fonte:Ratno Sardi/Reprodução.

Contudo, foi em 2017 que o co-autor da pesquisa, Pak Hamrullah, um arqueólogo indonésio e especialista em cavernas vislumbrou uma pequena abertura no alto de uma rocha de calcário. Ao subir em uma árvore, encontrou uma pequena gruta e, do lado oposto da abertura, havia uma parede que mostra pinturas rupestres feitas com um pigmento ocre vermelho.

A nova pintura rupestre descoberta e os seus significados e impactos

A cena pintada na rocha exibe um grupo de pelo menos oito teriantropos caçando seis animais: dois porcos típicos de Sulawesi e quatro búfalos anões, todos pintados com um pigmento vermelho escuro.

A nível de esclarecimento, teriantropos nada mais são do que criaturas metade "bestas" e metade humanas. No caso das figuras encontradas na caverna de Sulawesi, elas exibem um corpo simples, parecido com o dos humanos, porém com cabeças e outras partes do corpo de animais.

Segundo os pesquisadores, isso pode ser bastante significativo, mostrando um novo e aprimorado estágio de desenvolvimento da cognição humana naquela época. A propósito, o fato de terem retratado seres de certa forma sobrenaturais é relevante, pois isso é um pré-requisito para a elaboração de pensamentos e crenças sobrenaturais.

Além disso, como essa descoberta foi feita na Ásia e é mais antiga que as artes rupestres encontradas na Europa, tem a chance de quebrar o paradigma de que a Europa foi o berço do pensamento criativo da humanidade.

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: