
Estilo de vida
09/07/2021 às 12:00•2 min de leitura
Seja no inverno ou no calor, é importante que cuidemos dos nossos bichanos para que eles não sofram. Quando está muito frio, é mais fácil cuidar do nosso companheiro agasalhando-o e deixando o ambiente mais quente. Já no calor, os gatos ficam inquietos ou mudam seus hábitos para mostrar que estão incomodados.
Quando está muito quente, é comum que os donos de cachorros se preocupem mais que os donos de gatos. Isso ocorre, pois os cães saem na rua para caminhar, e podem acabar queimando a pata, e ficam mais ofegantes e incomodados com as altas temperaturas.
Os gatos, que são mais autossuficientes, nem sempre demonstram que sentem calor. Por isso, separamos algumas dicas para ajudar os felinos quando o dia está muito quente.
Os gatos não são imunes ao calor. O que os difere dos cachorros é que eles desenvolvem estratégias quando precisam lidar com esse clima. Em dias com altas temperaturas, os felinos diminuem suas atividades.
Por isso, é comum que eles cochilem mais ou procurem sombras e locais frescos. Isso ocorre, pois eles tentam manter a temperatura corporal entre 38?°C a 39?°C, considerada normal para a espécie.
Quando estão com calor, os gatos tendem a se lamber mais que o habitual, para resfriar o corpo. (Fonte: Pixabay/Reprodução)
Caso o bichano comece a suar pelas patas, ficar letárgico, perder o apetite e ficar ofegante, pode ser um sinal de hipertermia ou insolação. Se o gato estiver com uma temperatura corporal acima de 39?°C, é preocupante e o melhor a se fazer é procurar um veterinário.
Embora os bichanos tenham suas próprias estratégias, é importante que os donos fiquem de olho para garantir que eles estejam bem. Nesses dias é comum que eles procurem superfícies mais frescas, como pisos frios e cerâmica, para deitar. Há gatos, inclusive, que sobem na pia e pedem água direto da torneira.
Estimule o seu gato a beber bastante água durante os dias quentes. (Fonte:Pixabay/Reprodução)
Você pode espalhar vários potes pela casa e até colocar cubos de gelo e trocar a água com mais frequência para que ela esteja sempre fresca e limpa. Para refrescá-los, faça escovação diária para tirar o excesso de pelo morto e, se a pelagem for muito densa e longa, a tosa na região da barriga também ajuda. Como a espécie não é muito adepta aos banhos, uma toalha úmida pode refrescar.
As orelhas dos elefantes africanos são as maiores do reino animal.
Moldados pela natureza. os gogottes parecem uma versão abstrata das esculturas de Fernando Botero, pelas suas formas volumosas e curvas suaves.
Um programa inovador conecta famílias à história e ao sabor único de pêssegos quase extintos.
Pesquisador de zoologia afirma que os polvos são a espécie com maiores condições de povoar a Terra em nosso lugar.
Por que um avião magnífico que voava a 2,17 mil km/h, a 18 mil metros de altura, teve que ser descontinuado?
Apesar da intensa atividade solar, não conseguimos ouvir nada aqui da Terra. Por quê?
Entenda o que está por trás da duração dos voos e veja como isso impacta a sua próxima viagem.
De acordo com pesquisadores, nascimento de gêmeos em ninhadas um dia já foi o padrão no processo de evolução dos primatas.