5 coisas no corpo que são comandadas pelo subconsciente

08/03/2022 às 13:002 min de leitura

Desde que Freud propôs um conceito sobre a nossa mente subconsciente, sabemos: há um lado oculto em nosso cérebro que guarda informações e memórias que nem sempre conseguimos acessar. A ciência já provou que 95% de nossa atividade cerebral é feita pelo lado subconsciente.

Então, não é de se estranhar que esta parte do cérebro comande boa parte de nossa vida, mesmo que a gente não se dê conta disso. Neste texto, listamos 5 coisas surpreendentes que a nossa mente subconsciente controla em nosso corpo.

1. O subconsciente nos faz sobreviver

(Fonte: Pexels)(Fonte: Pexels)

Já notou que, quando estamos em um treino esportivo, nosso coração acelera, e quando dormirmos, nossos batimentos cardíacos caem muito? Isto acontece porque nossos nervos autônomos, que não controlamos diretamente, regulam nossa frequência cardíaca e a força com que nosso coração bate. Quando estes nervos sofrem danos, a pressão arterial pode aumentar ou cair de forma perigosa.

Os nervos autônomos atuam em nossos vasos sanguíneos, ajudando a regular o fluxo que percorre em nosso corpo. Eles também atuam em nossas contrações musculares, "apertando" os alimentos em nosso trato digestivo. Tudo isso de forma automática, sem que tenhamos que enviar qualquer comando consciente.

2.  Os sonhos têm natureza fisiológica

(Fonte: Pexels)(Fonte: Pexels)

Freud estudou os sonhos em sua famosa obra "A Interpretação dos Sonhos". Sua perspectiva era que o sonho era a manifestação do desejo do sonhador, bem como uma janela para suas memórias de infância reprimidas.

Por outro lado, hoje a neurociência propõe os sonhos como um fenômeno fisiológico, ou seja, algo que faz parte do funcionamento normal do organismo. Os pesquisadores dessa área descobriram que os eles são tentativas do cérebro de decodificar e dar sentido a imagens e pensamentos aleatórios ocorridos durante o dia.

3. O subconsciente nos faz ficar em pé

(Fonte: Pexels)(Fonte: Pexels)

Andar e ficar em pé são atividades de natureza consciente, certo? No entanto, a parte inconsciente de nosso sistema nervoso também participa destas ações cotidianas. A ciência explica: quando nos levantamos, a gravidade faz que o sangue se acumule nas pernas. Mas quando temos uma queda abrupta da pressão sanguínea, o que nos faria cair, o sistema nervoso age rapidamente acelerando o coração e evitando a queda.

O sistema nervoso, aliás, age de forma autônoma para manter o fluxo sanguíneo no cérebro quando estamos de pé: ele "sacrifica" órgãos que, nessa hora, são menos importantes (como o intestino) e faz com que o sangue suba. Quase como uma transfusão sanguínea interna do corpo.

4. O subsconsciente atua na atividade sexual

(Fonte: Pexels)(Fonte: Pexels)

A realização de uma atividade sexual é um momento em que os sistemas nervosos conscientes e inconscientes trabalham de forma bastante coordenada. Isto porque há ações em vários órgãos: por exemplo, nós nos tornamos conscientes de nossas partes íntimas que, em outras horas do dia, é como se não fossem sentidas. Mas há certos movimentos típicos de uma relação sexual (como a ereção do pênis e do clitóris e a ejaculação de esperma) que estão no "automático": não conseguimos controlá-los conscientemente.

5. O subconsciente nunca dorme

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

Uma coisa interessante sobre o subconsciente é que ele nunca "desliga". Tal como Nova York, ele nunca dorme, nem descansa. Isto ocorre porque o sistema nervoso inconsciente é responsável por controlar muitos processos e funções vitais de nosso corpo. Dentre eles, estão os batimentos cardíacos, a respiração, a circulação sanguínea, a digestão e a eliminação de dejetos. Quando dormimos, a nossa mente consciente é a que dorme, mas a subconsciente segue trabalhando e processando tudo o que precisamos para viver.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: