Ciência
17/01/2023 às 09:00•2 min de leitura
Sem a ajuda de um ser humano, as ovelhas domésticas podem sofrer muito com o excesso de lã em seu corpo. Afinal, caso não sejam tosquiadas rotineiramente, o "casaco de pelos" pode se tornar tão grosso que atrapalha a visão desses animais, causa dores pelo corpo e pode provocar até mesmo a morte de algumas delas.
Isso significa que as ovelhas selvagens também precisam ser tosquiadas? Na realidade, elas possuem um mecanismo próprio para se livrar do excesso de lã em seu corpo. Afinal, essas criaturas não foram criadas para desenvolver coberturas de lã muito grossas como suas parentes domesticadas.
Sheep lost in forest for years gets 80 pounds of wool removed and feels brand new ?? pic.twitter.com/LMRq7fLvgQ
— The Dodo (@dodo) December 15, 2022
Assim como as domésticas, a maioria das ovelhas selvagens também desenvolve uma cobertura de pelos para se proteger das condições climáticas e afins. No entanto, elas não sofrem com o excesso de lã porque nunca tiveram que depender dos seres humanos para se livrar dos seus problemas — principalmente porque não servem para atividades comerciais.
Na realidade, as ovelhas selvagens conseguem se livrar de sua lã naturalmente por um processo de derramamento, chamado de "muda" por especialistas. Sendo assim, muitos desses animais criam grossos casacos de pelo no inverno e os trocam naturalmente quando o clima fica mais quente. Ou seja, esse excesso de lã simplesmente cai com o tempo.
Em alguns casos mais drásticos, é possível notar que algumas ovelhas encontradas na natureza se esfregam nos cascos das árvores para remover o pelo incômodo. Apesar dessa lã não ser usada pela indústria têxtil, ela possui seus usos na natureza: muitos pássaros pegam o pelo caído e o usam para construir seus ninhos, já que a queda e a construção das moradias das aves costumam ocorrem sempre na primavera.
(Fonte: Shutterstock)
As ovelhas selvagens podem ser encontradas basicamente em todas as partes do mundo, especialmente nas áreas com terreno montanhoso. Existem várias espécies diferentes dessas criaturas, sendo que a maioria delas possui aparência completamente diferente das ovelhas que nós estamos acostumados a encontrar nas fazendas.
Curiosamente, a ovelha é um dos primeiros animais domesticados pelo homem, com esse processo acontecendo há cerca de 10 mil anos. O ancestral das ovelhas domésticas é chamado popularmente de muflão. Muitas ovelhas selvagens e algumas ovelhas domésticas, como citado anteriormente, têm um coberturas de pelos que se desfazem naturalmente com a mudança das estações.
No entanto, essas coberturas possuem duas camadas: a parte externa, naturalmente mais grossa, e um subpêlo mais macio. Quando o verão chega, as ovelhas selvagens se desfazem da camada superior e conseguem viver livremente sem a ajuda de ninguém. Por sua vez, as ovelhas domésticas foram criadas pelos seres humanos para o aproveitamento do seu leite, carne, pele e lã — perdendo completamente a capacidade de se desfazerem do excesso por conta própria.